22
jun
2021
Veja a previsão completa para a terça-feira

A  terça-feira (22/06) não terá grandes mudanças no tempo em relação ao início da semana Desta forma, no centro-sul do país o dia terá uma maior cobertura de nuvens, mas sem grandes chances para formação de chuvas expressivas. Na região Norte e Nordeste, as chuvas ficarão mais irregulares, no entanto em algumas localidades essas chuvas poderão ser localmente fortes. E na parcela central do Brasil, o tempo será quente e seco.

Já na quarta-feira (23/06) a formação de uma nova frente fria vai provocar mudanças no tempo na região sul, particularmente ao sul do estado do RS ao final do dia. Essa frente fria será formada pelo deslocamento de uma região de baixa pressão do sul do Paraguai e norte da Argentina em direção ao estado gaúcho. Além disso, as instabilidades sobre o estado da BA também ganham força na quarta, aumentando a condição para chuvas entre a BA e AL. As instabilidades também poderão aumentar sobre o norte do estado do MA e influenciar o extremo norte do TO. Na quinta (24/06) as instabilidades sobre o leste do nordeste perdem intensidade, assim como ao norte do MA, mas ainda mantém a condição para chuvas entre a BA até o estado de PE. Ao sul do país, a frente fria avança de forma mais organizada sobre o estado do RS, SC, sul do PR podendo atingir o sul do MS. Os maiores volumes são previstos para o sul do RS. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
A tendência para esta terça-feira indica que as chuvas ficarão menos distribuídas sobre a região norte. Assim, as pancadas de chuvas ficarão concentradas na faixa norte do MA, RR, litoral do PA e AP. Os maiores acumulados estão previstos para o estado de RR norte do AM, já nas demais localidades as chuvas ocorrerão de forma pontual e isolada. Além disso, na faixa leste e sul do estado do PA, TO, RO o tempo ficará predominantemente firme. 

Região Nordeste
A presença de uma frente fria no oceano ajuda a organizar o fluxo de umidade na faixa leste do estado da BA, provocando instabilidades sobre esta região. Essas instabilidades poderão provocar pancadas de chuva localmente fortes no recôncavo baiano até o estado de SE. Contudo, nas demais localidades da região nordeste as chuvas para hoje seguem uma tendência de diminuição, restando apenas a condição de pancadas fracas e passageiras, especialmente, ao norte do estado do MA. E no interior da região nordestina, a condição será de tempo firme.

Região Centro-Oeste
O tempo segue firme sobre a região, particularmente sobre os estados do MT, GO e DF e norte do MS. Isso devido à influência de um sistema de alta pressão, a cerca de 5 km de altitude, conhecido como Alta da Bolívia. Este sistema, comum para a época do ano, impede a chegada de umidade e também da formação de nuvens carregadas, funcionando como uma tampa sobre a região. Já ao sul do MS, o dia terá uma maior variação de nebulosidade, mas sem chances para a ocorrência de chuvas. 

Região Sudeste
A presença de umidade sobre a região sudeste, deixará o tempo com uma maior cobertura de nuvens, particularmente, sobre o sul do estado de SP, RJ, extremo sul de MG e ES. No entanto, as instabilidades associadas a essas nuvens não são tão expressivas, resultando em chuvas fracas e passageiras na faixa leste do estado de SP e sul de MG.  As temperaturas ao amanhecer serão amenas, na ordem dos 16°C, e nos pontos mais altos, essas temperaturas ficarão próximas dos 11°C. E com a maior cobertura de nuvens, no leste de SP e sul de MG, as temperaturas no período da tarde ficarão entre 23°C e 25°C. No entanto, entre o oeste paulista, triângulo e norte mineiro a tarde será quente e com tempo seco. 

Região Sul
Nos três estados da região a terça-feira terá uma grande variação de nebulosidade e poucas chuvas. Isso devido à chegada de umidade vinda da região amazônica pelos Jatos de Baixos Níveis, correntes de vento a cerca de 1.5km de altitude, e também da umidade que vem do oceano. As chuvas serão mal distribuídas, fracas e passageiras, com maior probabilidade de ocorrer na faixa leste de SC e do PR. As temperaturas pelo amanhecer serão baixas, mas próxima dos 7°C nas áreas mais frias ao sul do RS, no período da tarde essas temperaturas poderão se aproximar dos 20°C, exceto nas regiões serranas de SC e RS.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem