jun
VBP deve alcançar novo recorde em 2020

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), divulgou a previsão do Valor Bruto da Produção (VBP), que deve alcançar novo recorde em 2020, de R$ 740,3 bilhões, crescimento de 12,4% em relação ao ano de 2019, A estimativa para o VBP, que mede o faturamento bruto da atividade agropecuária “da porteira para dentro”, é de alta de 15,5% na agricultura, com produção chegando a R$ 467,7 bilhões.

Segundo a CNA, o bom resultado reflete, principalmente, o aumento de preços e produção de produtos como soja (4,7% e 11,7% respectivamente), arroz (6,5% e 16,2%) e café arábica (30% e 20,4%), somada a alta de preços do milho (28,2%) e de produção da laranja (4,2%). Já para o VBP pecuário, é esperado crescimento de 7,5%, com receita de R$ 272,6 bilhões em 2020. A alta no faturamento de suínos (+10,4%), ovos (24,6%) e carne bovina (19,5%) também reflete no aumento de preços e produção.

O comunicado da Confederação ressalta que as dificuldades de comercialização diante da pandemia do coronavírus (Covid-19) devem afetar a concretização do VBP em faturamento do setor nos próximos meses.