17
jun
2015
Trigo vai perder área para cevada e aveia
Muitos produtores de trigo têm mudado de planos com relação a área em função da queda nos preços. A maioria deles têm substituído o cultivo do grão por cevada ou aveia, de acordo com o novo Levantamento Sistemático de Produção Agrícola realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da redução de área, a produção total de trigo deve aumentar para 7,328 milhões de toneladas. O crescimento é de 18,9% em relação ao ano passado. A estimativa de área atual é 6,1% menor do que a realizada em abril. "O trigo, uma cultura de inverno, está começando a ser plantado agora. As primeiras informações eram de intenções de plantio, ainda muito vulneráveis. À medida que vai sendo plantado, essas informações vão sendo atualizadas. Os produtores decidiram aumentar a área de aveia e cevada", explicou Barradas.

O IBGE não descarta novas reduções da estimativa de superfície do cereal nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. No caso da aveia, a produção deve chegar a 568.289 toneladas, uma alta de 54,1% na comparação com 2014. "Aveia, cevada e trigo concorrem pelas áreas disponíveis para plantio no inverno. No ano passado, houve quebra de safra muito grande no trigo. Agora, estão reduzindo área do trigo, por receio de ocorrer o mesmo e também porque ele é mal remunerado", disse o gerente do IBGE.

 

Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem