set
Trigo: Paraguai já exportou 86% do previsto

Apesar dos números de exportação de trigo nos dois últimos meses serem baixos no Paraguai, (27.490 tons em julho e apenas 10.355 tons em agosto), o país vizinho já exportou 86% do esperado entre 1o de janeiro e 31 de dezembro. É o que aponta o analista júnior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Fernando Pacheco.

O principal destino do grão paraguaio é o Brasil, onde quase que a totalidade desembarcou esse ano. A safra 2016, apesar de uma área reduzida em relação a 2015 (13% a menos), foi de alta produção e qualidade para o cereal. A redução para esse ano foi bem maior (35%) e o rendimento está menor (de 2,60 para 1,81 ton/ha até agora), o que fará o Paraguai ter um estoque muito limitado para o próximo ano.

"Se as lavouras continuarem com a mesma média por hectare até o final da colheita, os paraguaios colherão um total de trigo muito perto do consumo interno deles”, afirma Luiz Fernando Pacheco.