mar
Soja está 46,0% comercializada

Um levantamento realizado pela consultoria DATAGRO indica que a comercialização da safra 2021/22 da soja brasileira avançou razoavelmente em fevereiro, alcançando 46,0% da produção esperada até o dia 4 de março. Esse valor se encontra abaixo dos 62,6% do fluxo recorde da safra 2020/21 e também da média de 50,4% dos últimos 5 anos.

Nesse contexto, houve incremento de 6,9 pontos percentuais, bem acima do mês anterior, quando registrou avanço de 1,1 p.p., ficando em linha com o padrão normal de avanço para o período – 7,3%. “O movimento foi favorecido pela nova alta generalizada dos preços no último mês”, ressalta Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

“Considerando a previsão atual de produção da safra 2022, revisada para 127,87 milhões de toneladas, os sojicultores brasileiros negociaram, até a data analisada, 58,76 mi de toneladas. Em igual período do ano passado, esse volume de produção negociado estava muito maior tanto em termos relativos quanto em termos absolutos, chegando a 86,27 mi de toneladas”, diz a entidade.

Para a safra 2022/23, 4,9% da produção estimada da oleaginosa está comprometida comercialmente, avanço de 1,1 p.p. na comparação com a análise anterior. Esse fluxo está aquém dos 5,2% da média dos últimos 5 anos e bem abaixo dos 11,0% do recorde ocorrido em igual momento de 2021.

“Essa postura conservadora tem muito a ver com a insegurança dos produtores sobre o nível tecnológico que será possível adotar nesta próxima safra por conta das restrições no mercado de fertilizantes devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia”, analisa França Junior.