25
jun
2021
Sexta-feira terá uma trégua nas chuvas

Nesta sexta-feira (25/06) as chuvas diminuem em todo o país, porém a presença de uma frente fria ao sul deixará o tempo instável em algumas localidades, mas sem provocar chuvas expressivas. As outras regiões com chances para pancadas de chuva ficam ao norte e litoral nordestino, no entanto essas chuvas serão isoladas e mal distribuídas.

No sábado (26/06), a formação de uma nova região de baixa pressão, provocará novamente pancadas de chuva forte sobre o estado gaúcho. As chuvas serão na forma de temporais que poderão provocar acumulados próximos dos 100 mm na região central do estado. O avanço deste sistema resultará em uma nova frente fria, que no domingo (27/06) continuará atuando sobre o sul do país, especialmente na metade norte do RS, SC, sul do PR e poderá provocar algumas instabilidades isoladas ao sul do MS. Além disso, essa frente fria ajudará a organizar o fluxo de umidade amazônica sobre o oeste do MT e RO, dando condições para pancadas de chuvas isoladas nessas localidades. Na entrada da próxima semana, o avanço da frente fria dá espaço para o avanço de uma forte massa de ar polar. Esta massa de ar frio provocará temperaturas negativas em várias localidades da região sul do país e também avançará para o centro-oeste provocando uma queda acentuada nas temperaturas. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
A tendência para esta sexta-feira indica que as chuvas ficarão mais irregulares sobre a região norte. Assim, as pancadas de chuvas ficarão concentradas na faixa norte do MA, RR e AP. Os maiores acumulados estão previstos para o estado de RR norte do AM, já nas demais localidades as chuvas ocorrerão de forma pontual e isolada. Entretanto, na faixa sul do estado do PA, TO, RO e AC o tempo ficará predominantemente firme. 

Região Nordeste
As instabilidades ocorrerão em toda a faixa litorânea da região, no entanto não há condições para chuvas expressivas, sendo refletidas apenas em pancadas isoladas e passageiras, além de uma maior variação de nebulosidade. Já no interior da região nordeste o tempo segue firme e quente, especialmente sobre o estado do PI e oeste baiano.

Região Centro-Oeste
Sem grandes mudanças em relação ao dia anterior, o tempo segue firme e quente sobre toda a região especialmente no período da tarde. Ao sul do MS, poderá ter uma maior variação de nebulosidade, devido a influência de uma frente fria que atua sobre o sul do país, mas sem provocar chuvas sobre a região. 

Região Sudeste
O tempo segue firme em todos os estados da região. Apesar disso, na faixa leste entre o litoral paulista, leste e sul de Minas, RJ e ES o dia terá uma maior variação de nebulosidade devido à influência da umidade marítima, porém sem chances para chuvas. Além disso, o amanhecer terá temperaturas amenas em toda a faixa leste do estado de MG e nos pontos mais altos do ES e RJ. Já no oeste paulista, triângulo e norte mineiro a tarde terá temperaturas elevadas e tempo seco. 

Região Sul
O sol volta a parecer ao sul do estado gaúcho, mas a influência de uma frente fria sobre o norte do RS, SC e sul do PR deixará o tempo mais encoberto e com a possibilidade de chuvas isoladas, fracas e passageiras. As temperaturas estarão amenas ao amanhecer, sobretudo ao sul do estado gaúcho, mas sem condições para formação de geadas. No período da tarde as temperaturas continuam amenas, e faz calor no extremo norte do PR. 

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem