ago
Sexta-feira será marcada por temperaturas mais elevadas

Para esta sexta-feira (06/08) o destaque fica para as temperaturas elevadas e os baixos índices de umidade relativa no centro norte do país, favorecendo as condições para a ocorrência de focos de incêndio, sobretudo ao norte da região centro-oeste e sul da região norte. Nas demais localidades, não há mudanças significativas em relação ao dia anterior, as chuvas continuam persistentes no extremo-norte e litoral nordestino.

Nos próximos dias as condições de tempo na maior parte do Brasil não terão alterações significativas. Na região norte, as instabilidades seguem concentradas mais na faixa norte, novamente sem potencial para chuvas muito intensas e generalizadas. No litoral do nordeste haverá a diminuição da quantidade de  umidade transportada do oceano para o continente e, desta forma, as chuvas serão mais fracas e isoladas embora ainda persista pequeno potencial para acumulados elevados entre a BA e PE. Vale ressaltar que, especialmente no domingo (08/08) a tendência será de temperaturas ainda mais elevadas, podendo passar a marca dos 37°C em RO, norte do MT e norte do MS além dos índices de umidade relativa do ar em níveis críticos. E para a próxima semana, continuamos com a perspectiva da chegada de uma nova frente fria pelo sul do país, que poderá provocar chuvas expressivas sobre o norte do RS e leste de SC.

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Saiba como fica o tempo em cada região:

Região Norte

As chuvas seguem restritas ao extremo norte da região, sobretudo no estado de RR, região do Baixo Amazonas ao norte do PA e AP. Ao norte do estado do AM, as chuvas terão uma distribuição irregular e sem perspectivas para acumulados expressivos. Já nas demais áreas da região norte, o predomínio será de sol e tempo seco, inclusive as temperaturas estarão acima dos 35°C ao sul do AM e norte de RO. Além disso, os índices de umidade relativa do ar, poderão chegar a níveis críticos ao sul do estado de RO.

Região Nordeste

Os ventos de leste continuam favorecendo as chuvas regulares sobre o litoral baiano até o RN. Além do que, há condições para acumulados próximos dos 20 mm  no decorrer do dia na região do recôncavo. Entre SE e RN as chuvas serão menos volumosas e na forma de pancadas passageiras, assim como ao litoral do estado do MA. O estado da BA segue com temperaturas amenas para época do ano, mas com um tempo muito seco na metade oeste do estado. Sendo esta condição de tempo seco, válida também para o sul do MA, PI e CE.

Região Centro-Oeste

Tempo seco e temperatura elevadas, resumem a sexta-feira no centro-oeste. Apesar de que ao sul do estado do MS e metade leste do estado do GO o período da tarde poderá ter temperaturas agradáveis e uma maior variação de nebulosidade. Ao sul do MS, existe uma pequena condição para pancadas de chuva isolada, provocadas por instabilidades nas partes mais altas da atmosfera. Já na região do Pantanal e norte do estado do MT os índices de umidade relativa do ar poderão chegar a níveis próximos dos 10%. E a baixa umidade somada com as altas temperaturas somam condições para a ocorrência de focos de incêndio.

Região Sudeste

O amanhecer segue ameno na região leste e as temperaturas máximas do dia também. No entanto, mesmo nos pontos mais altos de MG e SP não há condições para formação de geadas. Ademais o dia terá uma maior variação de nebulosidade, provocada pelo ingresso de umidade marítima trazida pelos ventos do quadrante leste. Essa maior influência do oceano sobre a costa também aumenta as condições para chuvas rápidas e passageiras sobre o RJ, ES e pontualmente no litoral paulista.

Região Sul

O amanhecer no RS já não terá áreas tão frias, mas ainda nas regiões mais altas de SC e leste do PR algumas localidades poderão registrar temperaturas inferiores aos 6°C. E durante o decorrer do dia, o tempo terá uma maior cobertura de nuvens, particularmente na metade leste da região como um todo. Essa maior quantidade de umidade, poderá provocar algumas pancadas de chuvas rápidas e passageiras, mas sem provocar acumulados expressivos, sendo o litoral norte de SC e litoral do PR  as áreas com maiores condições para chuvas.