28
jun
2022
Saiba se vai chover na sua região

A última semana do mse de Junho será marcada por chuvas mais fortes no leste do nordeste, extremo norte e extremo sul do território nacional. Há indicativos de chuvas acima dos 100 mm em várias áreas dessas regiões. 

No entanto, o cenário é mais preocupante nas lavouras entre o cerrado e a caatinga. Onde os volumes ao longo dos últimos dias não foram o suficiente para manter uma boa quantidade de água disponível no solo, prejudicando o pleno desenvolvimento das lavouras de milho.   

Região Sul

A formação e avanço de pelo menos duas frentes frias ao longo desta semana, contribui para as chuvas sobre a metade sul da região. A expectativa é de volumes entre 50 e 100 mm no sudoeste do estado gaúcho. Apesar das instabilidades, a tendência não aponta para volumes expressivos entre a metade norte do RS até o PR, onde as chuvas ficam entre 5 e 15 mm, sendo que no norte do PR as maiores condições são de tempo seco. Essa previsão favorece a redução do armazenamento hídrico no solo, mas sem impactos para o milho 2ª safra no PR. Mas as chuvas podem reduzir o progresso da semeadura dos cultivos de inverno, principalmente no RS.

Região Sudeste

Não há grandes expectativas em relação às chuvas sobre a região – comportamento típico para a época do ano. A tendência é de que as instabilidades ocorram apenas na faixa litorânea com  marcas inferiores aos 50 mm no decorrer da semana. Esse cenário manterá a restrição hídrica ao milho 2ª safra em enchimento de grãos, principalmente em MG, onde a umidade no solo encontra-se mais baixa. Por outro lado, o tempo seco continuará favorecendo a maturação e a colheita da cana de açúcar e do café.

Região Centro-Oeste
O domínio do bloqueio atmosférico, mantém o tempo extremamente seco e com temperaturas mais elevadas em todas as áreas do centro-oeste. Este tempo seco favorecerá a maturação e a colheita do algodão e do milho 2ª safra, mas ainda causará restrições nas lavouras em estágios reprodutivos em GO.

Região Nordeste
As instabilidades mais significativas ao longo da semana vão ocorrer sobre a região nordeste. Os volumes podem superar a marca dos 150 mm em alguns pontos ao norte do MA, e dos 100 mm em AL, PE e PB. Essas chuvas são positivas e levam a umidade do solo, principalmente para os cultivos de 3ª safra. No interior do nordeste, a expectativa é de tempo seco e quente, sem indicativos de mudanças ao longo dos próximos dias. 

Região Norte

As chuvas se concentram no extremo norte da região, mantendo condições para volumes significativos. Sobre o norte do AP, norte do AM e norte de RR os volumes podem superar os 150 mm pontualmente. Contudo, a situação é preocupante nas lavouras da metade sul da região, onde a expectativa ao longo da semana é de chuvas inferiores aos 5 mm.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem