13
mai
2021
Quinta-feira terá temperaturas típicas de inverno

Para esta quinta-feira (13/05), o destaque fica para a manutenção das chuvas na faixa norte  e nordeste do país, onde há previsão para acumulados expressivos e localmente fortes. Além disso, a frente fria na região centro-sul, se posiciona de forma oceânica, diminuindo as chuvas ao sul do país e não adentrando no interior. Mantendo assim as chuvas apenas na faixa leste da região sudeste do país. Outro destaque para o dia, ficam para as temperaturas típicas de inverno no centro sul do Brasil. 

Na sexta-feira (14/05), com o afastamento da frente fria para o oceano as condições para chuva, de maneira geral, diminuí em toda a região centro-sul do país. No entanto, a formação de uma área de instabilidade sobre o Paraguai, pode provocar chuvas fracas ao sul do MS e no oeste do PR. Ao mesmo tempo, a massa de ar polar adentra ainda mais sobre o país, mantendo as temperaturas baixas especialmente no período do amanhecer e tarde amenas. Porém, na região central do Brasil, o tempo permanecerá seco e com temperaturas elevadas no período da tarde. No sábado (15/05), a área de instabilidade sobre o Paraguai poderá avançar para oeste e provocar chuvas fracas e isoladas entre o norte do PR e o oeste de SP. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
O tempo na região norte será dominado pela influência termodinâmica, isto é, o calor em associado com a grande quantidade de umidade no ar, favorecendo a formação de temporais localmente fortes entre o centro-norte do AM, AC e RR. Já na faixa norte da região, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) dá o suporte para a formação de nuvens carregadas, que poderão provocar chuvas fortes com acumulados superiores aos 40 mm no norte do PA e norte do AP. Entretanto, na metade sul do AC, RO, sudeste do PA e em todo o estado do TO, o tempo será seco, com poucas chances para a formação de nuvens de chuva. 

Região Nordeste
As chuvas seguem restritas ao litoral da região nordeste como um todo, sendo que na faixa norte o sistema com maior atuação é a ZCIT, mantendo o padrão de chuvas no norte do MA e norte do PI, sendo que ao norte do estado do MA, esses acumulados poderão se aproximar dos 50 mm localmente. Também há condições para instabilidades no interior dos estados do CE até o estado de AL, porém as chuvas ocorrerão de forma isolada. No estado da BA, as instabilidades ficarão restritas ao litoral norte da região. Apesar das chuvas estarem presentes na região nordeste, no interior entre o centro-sul do MA, PI, e grande oeste da BA, a condição é de tempo seco. 

Região Centro-Oeste
Em praticamente toda a região centro-oeste o predomínio de uma região de alta pressão nos níveis intermediários da atmosfera (cerca de 5 km de altitude) impede a formação de nuvens carregadas. Desta forma, em todas as áreas, a condição é de tempo seco. Porém, a frente fria continuará influenciando o tempo na região, especialmente no MS, mantendo o dia com uma maior cobertura de nuvens e temperaturas amenas ao amanhecer, especialmente ao sul do estado. No período da tarde as temperaturas seguem em elevação, podendo passar dos 34°C no nordeste do MT e leste do GO, com o céu limpo. Vale destacar o estado de atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, na região central de GO e DF. 

Região Sudeste
O tempo seco ainda predomina em quase toda a região sudeste. Uma área de alta pressão, a 5 km acima da superfície, influenciará na região, impedindo a formação de nuvens carregadas e favorecendo uma tarde seca e com temperaturas elevadas, sobretudo, no oeste do estado de SP e Triângulo e Mineiro, apesar da maior presença de nuvens, associada à frente fria. No entanto, a frente fria, se posiciona de forma deslocada ao oceano, mantendo as chuvas apenas na faixa leste e litoral do estado paulista, sul de MG e RJ, sem condições para chuvas expressivas. Em relação às temperaturas, elas entrarão em declínio em todo o estado de SP, RJ e região central de MG. 

Região Sul
Com o avanço da frente fria sobre a região, a massa de ar polar, frio e seco, mantém as condições para temperaturas típicas de inverno. E com o céu limpo entre a madrugada e amanhecer desta quinta-feira, as condições são favoráveis para a formação de geadas nas regiões serranas, campanha gaúcha, e de forma isolada no oeste de SC. Também há condições para temperaturas negativas nas regiões mais altas dos estados de SC e RS. No estado do PR, ainda há uma maior influência da frente fria, que será expressa na maior cobertura de nuvens sobre o estado, sem condições para chuvas. 

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem