08
mar
2021
PREVISÃO DO TEMPO: semana será chuvosa

A segunda-feira (08.03 inicia com um padrão de chuvas provocado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda vai predominar o tempo sobre boa parte do Brasil, e este comportamento se estenderá para os próximos dias.  Devido a isso, os grandes volumes de chuvas devem continuar em parte do centro-oeste e do sudeste do Brasil. 

O deslocamento da  ZCAS será de forma gradativa em direção à nordeste, até pelo menos na quarta-feira (10/03), mantendo as chuvas mais expressivas entre o sul do PA, TO, GO, nordeste de MT,MG, ES e norte do RJ. Por outro lado, um cavado - região alongada de baixa pressão - juntamente com a circulação marítima vai deixar mais encoberto e com condições de chuva em alguns períodos ainda entre o norte e centro-leste do PR e o leste de SC, mas o tempo já ficará mais aberto no oeste catarinense de o PR e na maior parte do RS. Entre terça e quarta-feira, este cavado na região sul ganha força se configurando como uma região de baixa pressão, deste modo o tempo na faixa leste do RS e SC poderá ter pancadas de chuvas e rajadas de vento.

Saiba como será o tempo em cada região:

Região Norte
O padrão de circulação, também influenciado pela ZCAS juntamente com o calor e umidade disponível, favorecem para pancadas de chuvas localmente fortes na parcela central do estado do AM, sudoeste do PA, RO e ao sul do estado do TO, estes acumulados poderão chegar à marca dos 40 mm pontualmente. Já no estado do AC, sudoeste de RO, norte do TO, leste e região do Baixo Amazonas no PA, e norte de RR, o tempo terá condições para pancadas de chuvas isoladas, ou seja, pode chover em uma localidade e nas regiões vizinhas ter apenas uma variação de nebulosidade. Porém, ao norte do PA e AP, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema que favorece as chuvas nessas regiões.

Região Nordeste

Em grande parte da região nordeste, o tempo ficará mais firme e com diminuição das chuvas sobre o estado do MA, principalmente ao sul. Mas, assim como em parte da região vizinha, a ZCIT contribui para a formação de nuvens carregadas na faixa norte do MA, PI e CE, com possibilidade de temporais pontualmente fortes.  Entre o sul do MA, sul do PI devido ao aquecimento diurno, há a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas. O cenário é diferente no extremo oeste e sudoeste da BA, pois o posicionamento da ZCAS, facilita a formação de nuvens carregadas, com condições para acumulados acima dos 30 mm pontualmente. Contudo, nas demais regiões, da faixa leste da BA até a capital Natal no RN o tempo ficará firme.

Região Centro-Oeste
As chuvas ganham força e continuam atrapalhando o produtor que precisa entrar no campo no MT e no GO. Pois o corredor de umidade formado pela ZCAS, mantém as condições para chuvas em todo o estado do MT e do GO, sendo as chuvas mais intensas na região centro norte do MT, na divisa entre o GO/MG e no DF. As condições para trabalho no campo são melhores no MS, com menores chances de chuvas, apenas temporais isolados e mal distribuídos.

Região Sudeste
As chuvas persistem na região, também influenciadas pelo grande fluxo de umidade provocado pela atuação da ZCAS. Desta forma, todas as áreas da região tem condições para chuvas, no entanto os acumulados mais significativos ficarão no norte de MG, RJ e ES. No estado de SP, as chuvas se concentram na faixa norte do estado, ao passo que na região sul de SP o tempo terá condições de pancadas isoladas. 

Região Sul

A presença de instabilidades na faixa leste da região aumenta a possibilidade de chuvas entre o nordeste do estado gaúcho até o leste paranaense. Além disso, o calor e a umidade disponível serão os ingredientes para a formação dos temporais de verão, que podem se formar em grande parte de SC e do PR, com maior intensidade no norte do PR. Mas vale ressaltar que essas chuvas terão característica de verão, ou seja, pode chover forte em um local e não passar de um aumento nas nuvens na região vizinha. Apesar disso, uma massa de ar seco atua de forma significativa no RS, mantendo o tempo firme de Uruguaiana até a capital Porto Alegre.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem