12
dez
2017
Preço da soja fecha a semana em leve baixa

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou nesta sexta-feira (08.12) baixa de 2,25 centavos de Dólar no contrato de Janeiro/18 (o mais negociado no momento), fechando em US$ 9,8975 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 2,25 e 2,75 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou uma semana de intensa volatilidade com perdas mais amenas nas principais cotações dos futuros. O foco essa semana será dividido entre o clima na Argentina e a divulgação do novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

“A CBOT hoje chegou a abrir em alta, porém seguiu as atualizações climáticas que trouxeram mais chuvas para a Argentina, na segunda metade de dezembro. O modelo ‘Americano’ (GFS) de previsões tem se mostrado extremamente úmido, causando um recesso nas compras do mercado. No entanto, muitos analistas meteorológicos renomados mundialmente estão com o ‘pé-atrás’ sobre tais chuvas. Alguns afirmam ser apenas um momento de variações nas leituras e que tais precipitações nem mesmo se confirmarão”, afirma a Consultoria AgResource. 

Os analistas da ARC apontam que é tempo de aguardar a confirmação deste padrão climático, o que faz com que as previsões climáticas deste domingo, dia 10, sejam ainda mais importantes para o mercado: “As leituras para os próximos 10 dias irão confirmar, ou não, a chegada de tais índices pluviométricos, trazendo a reação direta para a CBOT que abre às 19h, horário Chicago. A ARC lembra que mesmo com a permanência do padrão árido sobre o sudeste da América do Sul, o corte de produção agressivo ainda é prematuro, uma vez que a Argentina tem apenas 50% da soja plantada”. 
 

 

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem