14
nov
2017
Plantio de soja: produtores brasileiros semearam 57% da área

O plantio da soja da safra 2017/2018 avançou em ritmo acelerado e foi favorecido pela melhora das condições de umidade na maioria dos estados produtores. O levantamento da AgRural mostra que, até a quinta-feira (09/11), 57% da área destinada à oleaginosa já estava semeada no Brasil. O avanço semanal, de 14 pontos sobre os 43% de 02/nov, é o maior registrado até agora nesta safra.

Com  o bom desempenho, o índice conseguiu superar ligeiramente a média de cinco anos, que para esta semana é de 56%, e diminuir a desvantagem em relação ao ano passado, que agora é de seis pontos percentuais (63%). Na semana passada, a diferença era de dez pontos.

Centro-Oeste

De acordo com a AgRural, quem puxou o ritmo de plantio nesta semana foi o Centro-Oeste, que avançou 17 pontos em sete dias. Mas a região tem alguns problemas herdados da irregularidade das chuvas em outubro, especialmente em Mato Grosso e Goiás, onde algumas lavouras têm stand irregular, com possível efeito negativo sobre a produtividade. Mato Grosso do Sul lidera o ritmo de plantio na região, com 91% de sua área já semeada. Em seguida vêm Mato Grosso, com 79%, e Goiás, com 53%. 

Sul e Sudeste

No Sul do país, o Paraná já tem 80% de sua área plantada. A previsão de tempo mais quente e seco na próxima semana é bem-vinda no estado, pois as temperaturas relativamente baixas e o céu constantemente encoberto das últimas semanas já causam certa preocupação entre os produtores, que temem alongamento do ciclo das lavouras. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que têm calendário mais tardio, 44% e 31% da área está semeada, respectivamente.

No Sudeste, o aumento da umidade do solo fez o plantio avançar rapidamente nesta semana. Em Minas Gerais, a área semeada saltou de 7% para 25%, favorecida especialmente pela melhora das chuvas no Triângulo Mineiro. O noroeste do estado também recebeu precipitações, mas ainda tem áreas secas, que devem ser beneficiadas pelas chuvas previstas para os próximos dias. Em São Paulo, 63% da área está plantada. 

Norte e Nordeste

A semana também teve condições predominantemente favoráveis ao plantio no Matopiba. Na quinta-feira (09/11), a área plantada chegou a 10% no Maranhão, 7% no Tocantins, 3% no Piauí e 15% na Bahia. Em Rondônia, 80% da área está semeada. Já o Pará, que tem calendário mais tardio, plantou 8%.

Estimativa de safra

No fim de outubro, a AgRural estimou a produção brasileira de soja em 110,2 milhões de toneladas, com base em uma área de 34,7 milhões de hectares (+2,2% anuais) e linha de tendência de produtividade. Os números serão revisados na virada de novembro para dezembro, quando os estados que plantam mais cedo já terão a linha de tendência substituída por estimativas de produtividade que refletem os efeitos do clima sobre as lavouras. Na safra passada, o Brasil produziu recordes 114,1 milhões de toneladas. 

Plantio de milho

Com chuvas ainda irregulares no noroeste de Minas Gerais e no leste de Goiás, e com a maioria dos produtores destas regiões mais focados na semeadura da soja, o plantio de milho verão teve outra semana lenta. Até quinta-feira (09/11), 54% da área do Centro-Sul do país estava semeada, ante 49% uma semana antes, 69% no mesmo período do ano passado e 56% na média de cinco anos. No Sul do Brasil, em contrapartida, o plantio já está praticamente finalizado e as lavouras se desenvolvem bem, informou a AgRural em comunicado.

 

Fonte: Sfagro

Volte para a Listagem