13
out
2017
Paraná já colheu 77% da área de trigo

O Paraná já colheu 77% da sua área de trigo, que é estimada em 963 mil hectares para a safra 2017/2018. É o que aponta o relatório do Deral (Departamento de Economia Rural) do estado sobre a situação dos cultivos, divulgado nesta terça-feira (10.10). 

Da parte que aina não foi colhida, apenas 35% estão em condições “boas ou excelentes”, enquanto outros 45% estão em condição “média” e outros 20% se encontram em situação “ruim”. “Como se sabe, o trigo de melhor qualidade foi colhido mais cedo e suas áreas não foram tão atingidas pelos eventos climáticos de geadas, chuvas e ventos fortes, como os colhidos mais tarde e os que estão sendo colhidos agora”, lembra a Consultoria Trigo & Farinhas. 

De acordo com os dados, nesta parte não colhida da safra paranaense de trigo não há mais plantas em estado de germinação nem em desenvolvimento vegetativo. No entanto, 11% ainda está em floração, 43% em frutificação e 46% em maturação. Segundo a T&F, essas são fases extremamente suscetíveis às chuvas e ventos fortes que ainda assolam o estado, de modo que poderá haver ainda algumas perdas pontuais daqui para frente. 

“O Levantamento da Conab para o estado, também divulgado hoje, projeta um potencial produtivo de 2,98 milhões de toneladas para o estado, contra uma demanda aproximada de 2,5 milhões e uma capacidade instalada de aproximadamente 3,0 milhões de tons, o que faz prever a necessidade de um bom volume de importações, principalmente da Argentina, já que o Paraguai terá pouca disponibilidade nesta safra”, conclui o analista júnior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Fernando Pacheco. 

 

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem