14
jul
2021
Onda de frio deve se concentrar na região Sul

Esta quarta-feira (14/07) o dia será marcado pela mudança no tempo na região Sul com a passagem de uma frente fria. As chuvas mais volumosas ficarão restritas às áreas mais próximas do Uruguai. Já no litoral nordestino, as condições para chuvas diminuem, mas ainda com alguns pontos onde as instabilidades estarão presentes. Seguindo a tendência dos últimos dias, ao norte e todo o Brasil central o tempo segue sem mudanças significativas.

Na quinta-feira (15/07) a frente fria avança para o norte do RS, SC, sul do PR e poderá provocar algumas instabilidades pontuais sobre o sul do MS. Os acumulados poderão ser na ordem dos 40 mm nas áreas adjacentes ao oeste de SC. Na quinta, com a maior cobertura de nuvens sobre o RS e SC, as temperaturas não sofrerão uma grande variação. Porém a atuação da massa de ar polar será sentida a partir da noite de quinta. Vale mencionar também que ao norte do PR, MS e SP a tarde será mais quente do que o normal, justamente por conta do acúmulo de ar quente que antecede a aproximação da frente fria. Na madrugada de sexta-feira (16/07) as temperaturas no RS e SC sofrerão um declínio devido ao estabelecimento da massa de ar polar que está na retaguarda da frente fria. Contudo, o frio não será rigoroso e a massa de ar polar ficará restrita à região sul em um primeiro momento.
 
Saiba como fica o tempo de Hoje cada região: 

Região Norte
As chuvas continuam confinadas na metade norte da região, especialmente sobre o estado de RR, norte do PA, norte do AM e AP onde serão registrados os maiores acumulados do dia. Já na metade sul dos estados do PA e AM, todo o estado de RO e TO a condição de tempo seco prevalece. No AC poderão ocorrer algumas pancadas de chuva isoladas, mas mal distribuídas. O destaque fica para as temperaturas no período da tarde que serão elevadas ao sul do AM, AC, RO, PA e TO.

Região Nordeste
De maneira geral a condição para chuvas diminui no litoral nordestino. No entanto, no litoral do estado da BA não é descartada a presença de pancadas de chuvas rápidas e isoladas. Já nas demais regiões o predomínio será de sol e tempo seco, com pouca nuvens no interior da região. Destaque para as altas temperaturas entre o MA, PI, CE e oeste baiano, além dos baixos índices de umidade relativa do ar. 

Região Centro-Oeste
O dia terá o predomínio de tempo seco e tarde quente. Com a forte presença do sol e poucas nuvens, as temperaturas seguem em rápida elevação no período da tarde e passam dos 35°C ao em todo o MT e norte do MS. Não há perspectivas de chuvas sobre a região. Alerta também para os índices de umidade relativa do ar, que poderão ficar abaixo dos 20% em uma grande área entre o MS, MT e GO. 

Região Sudeste
O amanhecer será ameno, especialmente nas regiões mais altas do sudeste e até mesmo na parcela central de MG. No entanto, com a presença do sol, os termômetros seguem em rápida elevação, indicando uma tarde quente no triângulo e norte mineiro, e oeste paulista. A umidade do mar manterá o litoral com uma maior variação de nebulosidade, mas sem chances para chuvas.

Região Sul
O amanhecer terá temperaturas acima daquilo que é esperado para a época do ano ao sul do RS, isso por conta do acúmulo de ar quente que antecede a chegada de uma frente fria - conhecido como sistema pré frontal. Essa frente fria vai atingir o sul do estado do RS no período da tarde, e algumas trovoadas não são descartadas no sul do estado, devido às temperaturas mais elevadas. O sistema segue avançando no decorrer do dia em direção ao estado de SC, mas não atingirá a região nesta quarta. Os maiores acumulados deste sistema ficará para os nossos vizinhos uruguaios, onde poderá ter chuvas fortes com volumes superiores aos 60mm, e essas chuvas mais intensas poderão se aproximar da região de fronteira. No estado do PR, o calor aumenta e não há perspectivas de chuvas. 

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Volte para a Listagem