10
mai
2022
Nova frente fria pode traz chuva no Centro-Sul

A terça-feira (10/05) será marcada pelo retorno das instabilidades na metade sul do país. Não há indicativos de tempo adverso, mas os volumes podem ser expressivos em algumas áreas da Região Sul e metade sul do Centro-Oeste. Já sobre a faixa norte do país e leste do Nordeste, os padrões de instabilidade mantém as condições para as chuvas frequentes e recorrentes. Há inclusive previsão de chuvas intensas sobre o norte do Nordeste. 

Por outro lado, a situação hídrica de uma grande área na parcela central do país vem se agravando e sem perspectiva de chuvas expressivas nos próximos dias.

Região Norte                                

As instabilidades tropicais e o corredor de umidade, mantém o padrão de chuvas bem distribuídas na faixa norte da região. Os volumes podem ser expressivos sobre o norte do PA, AP, RR e faixa norte do MA, com os maiores registros sobre o nordeste do PA. Algumas pancadas de chuvas podem ocorrer sobre o AC e RO, mas com um comportamento bastante irregular. Porém, sobre a metade sul do PA e todo o estado do TO, o céu fica limpo com poucas chances para chuvas. 

Região Nordeste

As instabilidades persistem sobre a região nordeste e há previsão para volumes expressivos. Contudo, as chuvas ficam concentradas no leste e norte da região. E quem garante este padrão são as perturbações de leste, que promovem as chuvas sobre o Recôncavo Baiano. E o corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência Intertropical, na faixa norte. Inclusive é por conta deste corredor de umidade, que os volumes podem superar a marca dos 40 mm no norte do MA e norte do PI. Já na parcela central da região, uma massa de ar quente e seco domina o tempo impedindo a formação das nuvens carregadas. 

Região Centro-Oeste

A formação de uma frente fria no sul do país, poderá levar algumas instabilidades para a metade sul do MS. Essas chuvas podem ser na forma de temporais, mas sem risco para tempo adverso e pontualmente os volumes podem superar a marca dos 30 mm no decorrer do período. Por outro lado, desde a metade norte do MS, todo o estado do GO e boa parte do MT, o padrão segue com tempo seco e temperaturas elevadas. Este cenário agrava a perda de água do solo e das plantas.

Região Sudeste

O tempo segue firme em todos os estados da região. Este é um comportamento típico da época do ano, devido ao padrão de circulação dos ventos. O amanhecer poderá ter temperaturas amenas nos vales e nas serras de MG, mas com a forte presença do sol e poucas nuvens os termômetros sobem rapidamente no período da tarde. Há aviso em relação aos baixos índices de umidade sobre o oeste de SP e Triângulo Mineiro, regiões que também registram baixos volumes de chuvas nos últimos dias. 

Região Sul

A formação de uma nova frente fria vai promover bons volumes de chuvas sobre a região. Essa frente fria se desenvolve a partir de uma região de baixa pressão que avançou sobre os países vizinhos. As chuvas podem ser volumosas entre o noroeste do RS, oeste de SC e Sudoeste do PR, com acumulados que podem superar a marca dos 40 mm no decorrer do dia. Entretanto, a tendência será de pouca ou nenhuma chuva sobre o norte do PR e sul do RS. 

Fonte: Agrolink 

 

Volte para a Listagem