13
ago
2021
Instabilidades no Sul e tempo seco no Norte

Nesta sexta-feira (13/08) a combinação entre os ventos de altitude mais intensos e o suporte de umidade, provoca o aumento nas instabilidades sobre o sul do país, dando condições para chuvas superiores aos 60 mm em algumas localidades. Além disso, na região norte, as condições para chuvas também ganham mais intensidade, promovendo uma melhor distribuição e área dos volumes previstos. Na região central e interior nordestino, o tempo segue seco e quente, sem mudanças significativas.

Para o final de semana as instabilidades manterão o tempo instável entre o nordeste de SC e o litoral de SP, novamente com potencial para acumulados elevados ao final do período. Apesar disso, destaca-se a diminuição dos volumes de chuva a partir da madrugada do sábado (14/08). No centro-norte do Brasil, as condições de tempo não terão mudanças significativas. Desta forma, as instabilidades na região tropical seguirão concentradas sobre a faixa norte da região norte e também ao norte do MA, novamente com potencial para chuvas intensas em curto período de tempo e acumulados significativos na região da Ilha de Marajó. 

 

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
A área de atuação das chuvas se estende, mantendo um padrão muito semelhante ao dia anterior, deste modo há perspectivas para chuvas até para grande região de Parintins no leste amazonense. As pancadas poderão ser localmente fortes com condições para chuvas acima dos 70 mm na região metropolitana de Manaus, sul de RR e na região do Baixo Amazonas ao norte do PA. Sobre o AP, e nordeste do PA as chuvas terão uma distribuição mais irregular, assim como na grande área do Alto Solimões.  Nas demais localidades o tempo terá o predomínio de sol, temperaturas elevadas e umidade relativa do ar abaixo dos 20%.

Região Nordeste
De maneira geral, o predomínio do tempo na região será seco e com a presença do sol. Porém, a umidade transportada pelos ventos de leste, do oceano para a costa leste, poderá ocasionar pancadas de chuvas fracas e irregulares, e uma maior variação de nebulosidade sobre toda a faixa litorânea da BA até o litoral PB, mas com acumulados inferiores aos 10 mm. As instabilidades mais significativas, ficarão ao norte do estado do MA, podendo provocar pancadas de chuva localmente fortes em um curto período de tempo, entretanto no final do dia os acumulados ficarão na ordem dos 10 mm. No interior da região, segue o padrão de tempo seco e temperaturas elevadas, particularmente no período da tarde.

Região Centro-Oeste
O padrão de circulação dos ventos nas camadas mais altas da atmosfera, característicos dessa época do ano, favorecem o deslocamento do ar seco de cima para baixo impedindo a chegada de umidade na região e também a formação de nuvens carregadas. Deste modo, em todos os três estados e no DF, a sexta-feira será marcada pelo predomínio do sol e temperaturas elevadas. Os índices de umidade relativa do ar também ficarão abaixo dos 20% entre o norte do MS, MT e GO, atingindo níveis críticos no leste do MT. Ao oeste e sul do MS, o dia terá temperaturas amenas e uma maior cobertura de nuvens, mas sem perspectivas para chuvas.

Região Sudeste
A combinação entre os ventos mais intensos nas camadas mais altas da atmosfera, com o suporte de umidade marítima no litoral de SP, favorece as condições de instabilidades de na região. Desta forma, na região do Vale do Ribeira ao sul de SP, há condições para pancadas de chuva localmente fortes no decorrer desta sexta-feira. Essa condição favorável para chuva se estende até o sul do ES, mas sem grandes perspectivas para volumes expressivos nessas áreas. Além disso, o dia será bastante encoberto na metade leste da região sudeste como um todo, ao passo que no oeste de SP e praticamente todo estado mineiro, o tempo segue seco, com índices de umidade do ar abaixo dos 20% e temperaturas elevadas no período da tarde.

Região Sul
Assim como na região sudeste, a combinação dos ventos mais intensos nas camadas mais altas da atmosfera juntamente com a grande disponibilidade de umidade marítima, favorecem as condições para chuvas, sobretudo no estado de SC e metade sul do PR. Aliás, sobre o litoral norte de SC e litoral sul do PR, há condições para chuvas superiores aos 70 mm pontualmente. Nas demais áreas, até ao norte do RS, o tempo ficará bastante encoberto com a possibilidade de pancadas de chuva isoladas no decorrer do dia, mas sem provocar acumulados expressivos. Já ao extremo sul do RS e extremo norte do PR o tempo será firme, mas com um contraste nas temperaturas, sendo frio ao sul do RS e tardes quentes ao norte do PR.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem