18
jul
2017
Geada deve cobrir o Paraná no amanhecer desta terça-feira

Só a região do litoral deve escapar das geadas previstas para a próxima madrugada no Paraná, que vão ocorrer com a mudança brusca do tempo provocada pelo ingresso da massa de ar frio mais intensa já registrada neste ano.

“Vamos ter geada em praticamente todo o estado. Na agricultura, a grande preocupação está com os hortigranjeiros e alguma coisa com o café. No mais, não há nada que a geada possa pegar. O milho está quase todo colhido e o frio não deve ser problema para o trigo”, avalia Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Está prevista geada forte no Sul, Sudoeste e em algumas áreas do Oeste do estado; de moderada a forte nos Campos Gerais, em Curitiba e Região Metropolitana; e de moderada a fraca no Norte do estado. As temperaturas podem chegar a -6º na região de Palmas, no Sul do estado; de 0 a -2º em boa parte do Oeste, Campos Gerais e Curitiba; e de 0 a 2º no Norte do estado. No litoral, as temperaturas permanecem mais “amenas”, com mínima de 7º em Morretes, podendo ocorrer geadas em áreas mais baixas.

Há ainda possibilidade de ocorrência da geada negra em partes das regiões Sudoeste e Noroeste do Paraná. A geada negra ocorre quando a presença de vento impede a formação de gelo, mas há o congelamento e queima da planta. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o resfriamento deverá ser mais intenso na faixa que passa pelos municípios de São Jorge do Patrocínio, Umuarama e Jesuítas.

 

Fonte: Gazeta do Povo

 

 

 

 

Volte para a Listagem