07
abr
2022
Exportações de grãos da UE devem aumentar

A Comissão Europeia, em um relatório divulgado em 5 de abril, disse que prevê um aumento na produção e exportação de grãos na União Europeia (UE) em 2022. “As medidas propostas para aumentar a produção de culturas arvenses da UE permitirão aos agricultores aumentar sua área de semeadura para (milho), girassol e proteaginosas”, afirmou a Comissão. “Como resultado, a colheita de 2022 da UE pode ser muito boa para cereais e oleaginosas, desde que prevaleçam condições climáticas normais.” 

A produção de grãos da UE está projetada para atingir 297,7 milhões de toneladas para a safra de 2022. Juntamente com uma demanda reduzida por ração devido à menor produção de carne suína e ao uso reduzido de grãos para biocombustível, isso pode ajudar a amenizar o impacto que a esperada falta de exportações de grãos da Ucrânia pode ter nos mercados globais, disse a Comissão. 

As exportações de grãos devem aumentar 14% nesta campanha (até o final de junho), em grande parte impulsionadas por um adicional de 5,6 milhões de toneladas de trigo mole em comparação com a temporada anterior. 

“Isso pode aumentar ainda mais após a colheita de verão de 2022, com as exportações líquidas de cereais da UE potencialmente aumentando quase 40% para 41,4 milhões de toneladas de julho de 2022 a junho de 2023 (ano de comercialização de 2022-23). 

A Comissão observou que os preços das sementes oleaginosas dispararam desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia no final de fevereiro, com os preços das sementes de colza e girassol chegando a € 1.000 por tonelada. Ele disse que a produção de oleaginosas da UE não é uma preocupação, pois estima-se que cresça 6,5%, para 30,2 milhões de toneladas nesta campanha de comercialização e projetada para aumentar para 32,2 milhões de toneladas em 2022-23. Este último incluiria 11,2 milhões de toneladas de sementes de girassol. 

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem