Escoamento de grãos por trens deve crescer em 2018

Nos próximos cinco anos, 13 mil quilômetros de ferrovias no Brasil devem receber um investimento de até R$ 25 bilhões em função do vencimento da renovação antecipada de concessões que estão para vencer daqui a 15 anos, de acordo com a Associação Brasileira de Indústria Ferroviária. O desejo do governo seria promover uma repactuação dos compromissos assumidos em cada trecho e estabelecer novas metas de investimentos. Os novos aportes trariam mais escoamento de grãos e maior uso da malha ferroviária do país.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, o maior escoamento de grãos por ferrovias pode acontecer já em 2018. . "Atualmente, as cargas agrícolas são responsáveis por aproximadamente 12% do transporte ferroviário nacional e este percentual deve se elevar ainda mais com as prorrogações, pois são produtos cada vez mais movimentados por meio de ferrovias", afirma.

Além disso, Abate comenta que um dos grandes fatores que contribuem para o aumento do escoamento é a supersafra de cereais, oleaginosas e leguminosas, que tem um volume de 241,1 milhões de toneladas em 2017. "Para atender toda essa demanda, a indústria ferroviária está investindo ainda mais na fabricação de vagões, produtos e serviços específicos para o mercado agrícola", acrescentou o presidente da Associação.

As principais concessões de ferrovias no país encontram-se nas regiões Sudeste e Nordeste.