abr
Embrapa lança Tecnobroto

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança o Tecnobroto, equipamento para produção de brotos de soja, durante a 56ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). Com esse equipamento, a produção, a comercialização e o consumo de brotos de soja em pequenas propriedades, torna-se mais simples e acessível.

O Tecnobroto permite produzir brotos, de forma automatizada e sem produtos químicos, utilizando um equipamento para controle de temperatura da água e tempo de irrigação. "O equipamento é de baixo custo e pode ser desenvolvido em comunidades, associações de produtores e agricultores familiares", explica Marcelo Álvares de Oliveira, da Embrapa Soja.

A produção do broto de soja leva entre três e sete dias e pode ser feita em qualquer época do ano sem a necessidade de solo, de fertilizantes, de agrotóxicos e de luz solar direta. "Para cada quilograma de semente de soja produzimos cerca de 2,5 quilos de brotos", explica.

A Embrapa Soja está disponibilizando gratuitamente a tecnologia para montagem do Tecnobroto. Para construir o equipamento são necessários os seguintes componentes: caixas d’água de capacidade de 100 litros; bombas de drenagem de água, mangueiras de PVC, bicos de aspersão, bomba de PVC para funcionar como depósito de água, timers para controle de frequência e tempo de irrigação, materiais elétricos, materiais hidráulicos, peneiras, sistema controlador de temperatura da água e boia para controle do nível da água no reservatório.

Além de material informativo, a Embrapa Soja produziu um hotsite para facilitar o acesso às informações daqueles que têm interesse em conhecer e montar o Tecnobroto. "Elaboramos documentos impressos e produzimos um vídeo tutorial para facilitar a compreensão sobre a montagem do equipamento", diz Álvares de Oliveira. Mais informações sobre a tecnologia estão disponíveis na página da Embrapa Soja, na internet: https://www.embrapa.br/soja/tecnobroto.

A Embrapa está cadastrando produtores de alimentos minimamente processados que estão interessados em usar a tecnologia que será disponibilizada gratuitamente. Os interessados devem entrar em contato com a empresa pelo e-mail soja.eventos@embrapa.br ou pelo telefone (43) 3371-6068/6067. Durante a ExpoLondrina, haverá degustação de broto de soja no estande da Embrapa Soja.

Fonte: Folha Web