ago
CRTC enfatiza as novas tecnologias para a cultura da soja

A Fundação Meridional e a Embrapa Soja realizaram um ciclo de palestras com objetivo de apresentar em profundidade as recentes inovações tecnológicas e a genética das cultivares BRS, dirigido às empresas, cooperativas e sementeiras independentes que são colaboradoras da Fundação Meridional, produtores rurais e engenheiros agrônomos.

Com o foco em Inovações e Sustentabilidade, o evento aconteceu em 04 encontros, entre os dias 23 de julho a 13 de agosto e contou com a participação de pesquisadores renomados da Embrapa Soja, como o Dr. Carlos Alberto Arrabal Arias, Dr. Carlos Lásaro Pereira de Melo e Dr. Marcelo Fernandes de Oliveira.

Os dois primeiros encontros do CRTC, Ciclo de Reuniões Técnicas e Comerciais, tiveram como temas em destaque o “Manejo da Ferrugem da Soja e a Tecnologia Shield” e o “Manejo Integrado de Percevejos e a Tecnologia Block”, ambas foram apresentadas pelo Dr. Carlos A. Arrabal Arias, ele que é o líder do programa de melhoramento genético de soja da Embrapa, e responsável pelo desenvolvimento de genótipos resistentes a insetos. Além de explicar como cada tecnologia surgiu, ele também mostrou como elas funcionam e no final respondeu a muitas perguntas feita pelos participantes.

Na sequência, nós tivemos a Mesa Redonda com os melhoristas da Embrapa Soja, com o tema “Inovações e Superioridade do programa de melhoramento de soja” com os doutores Carlos Lásaro Pereira de Melo e Marcelo Fernandes de Oliveira, foi um excelente encontro para apresentar as novidades do programa de melhoramento genética da parceria entre a Embrapa e a Fundação Meridional.

E para finalizar, nosso último encontro foi a tradicional reunião do PADM de Soja, o coordenador técnico de soja, Marcio Gomes apresentou as novas cultivares TOP 5.000, o coordenador técnico de trigo, triticale e transferência de tecnologia, Milton Dalbosco abordou os resultados e o planejamento da próxima safra de soja e na conclusão, a Elisa Nogueira, abordou as ações de marketing desenvolvidas pela parceria.