16
ago
2017
Confira como vai o clima no Paraná

O estado do Paraná recebeu chuvas neste final de semana, aponta relatório da Consultoria Trigo & Farinhas. Na região de Cascavel foram aproximadamente 45 mm, em um momento no qual o trigo está em fase de desenvolvimento vegetativo e formação de grão. Também na região Oeste, em Toledo o trigo sofre com estiagem e se encontra 20% em floração e 80% em frutificação.

Na região de Curitiba, houve pancadas de chuva no final do domingo e há previsão de mais chuvas para esta semana em toda a região, conforme prevê o Simepar. As temperaturas variam de 11°C a 20 ºC. As lavouras de trigo e cevada e as lavouras de batata e cebola foram beneficiadas e devem melhorar a condição geral, que começava a preocupar, pela falta de umidade no solo.

No sul do estado, na região de União da Vitória choveu no domingo com volume de 16,6 mm. A precipitação favorece o desenvolvimento das culturas de trigo, cevada, cebola e cenoura. Nesta manhã houve ocorrência de sol com temperatura na faixa de 12°C, revela a T&F. 

Na região de Maringá, no norte novo do estado, teve início a colheita do trigo e as primeiras lavouras estão apresentando produtividade dentro do intervalo inicialmente estimado de 2500 a 2900 kg/ha. Contudo, segundo a opinião técnica, essa produtividade tende a diminuir à medida que as lavouras mais novas forem colhidas, por terem sido mais atingidas pela falta de chuva.

Na região dos Campos Gerais, depois de 40 dias sem chuvas, houve precipitações de 10 mm há 10 dias e mais chuvas neste final de semana. O trigo, principal cultura de inverno, deve apresentar perdas, pois teve seu desenvolvimento vegetativo prejudicado, além de que parte da área não foi possível fazer aplicações de cobertura, ou ainda, em algumas áreas em que foram realizadas, não teve o efeito desejado.

Em todo o Estado, as condições do Tempo registram que a frente fria afasta-se e o sol volta a estar presente no Paraná nesta semana. No entanto, o ambiente atmosférico segue bastante instável. Ainda chove com intensidade fraca e de forma isolada nas primeiras horas do dia entre o leste e norte pioneiro, com mais nebulosidade no decorrer do dia nestas regiões. No interior, o sol aparece e as temperaturas voltam a se elevar, conclui o reporte da Consultoria.

 

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem