11
nov
2016
Conab reduz previsão para safra de soja do Brasil para até 103,5 mi t

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu levemente nesta quinta-feira sua previsão para a safra brasileira de soja em 2016/17, para uma faixa entre 101,6 milhões e 103,5 milhões de toneladas, ante uma previsão do relatório de outubro de entre 101,9 milhões e 104 milhões de toneladas.

A Conab manteve sua previsão de safra para o Centro-Oeste do país, principal região produtora, mas fez seus ajustes mais relevantes na expectativa para o Sul. No Paraná, por exemplo, o potencial máximo de colheita foi reduzido em 640 mil toneladas, para 16,6 milhões de toneladas.

"As primeiras áreas semeadas (no Paraná), sofreram com problemas de estande, causados pela falta de chuvas entre setembro e outubro. Entretanto, a partir da segunda quinzena de outubro começaram a ocorrer chuvas de maior volume no Estado, que propiciaram um bom desenvolvimento da cultura", disse a agência estatal.

A Conab manteve sua previsão para as exportações de soja da nova temporada em um recorde de 57 milhões de toneladas, ante a previsão de outubro.

A estatal, contudo, reduziu de 54,1 milhões para 52 milhões a previsão de exportações de soja da safra 2015/16, o que teve repercussão principalmente na previsão de estoque final daquela temporada, passando de 460 mil toneladas para 1,66 milhão de toneladas.

 

Fonte: Reuters
Volte para a Listagem