Comportamento dos fungicidas com relação ao manejo de doenças

A escolha do fungicida a ser utilizado no controle de doenças na lavoura de soja na safra faz parte do planejamento do produtor. A época de semeadura, o conhecimento da resistência da cultivar, o histórico de doenças na lavoura nos anos anteriores, a sucessão de culturas adotada e as previsões climáticas para a safra são informações importantes na definição dos produtos para o manejo de doenças.

A ferrugem-asiática tem um peso grande na escolha do fungicida por ser a doença mais severa da cultura, mas nas últimas safras, com o aumento da utilização de cultivares precoces, semeadas nas primeiras chuvas após o final do vazio sanitário para permitir uma segunda safra de verão, muitas lavouras têm escapado da ferrugem ou apresentado incidência tardia. Nesse contexto, outras doenças podem aparecer antes da ferrugem. A ferrugem é mais severa em lavouras semeadas a partir de novembro, quando há aumento de inóculo do fungo no ambiente.

As opções de fungicidas não são muito amplas. Eles podem ser sítio-específicos ou multissítios. Entre os sítio-específicos, há três modos de ação principais onde se encontram a maioria dos fungicidas registrados: os Inibidores de Desmetilação (triazóis), os Inibidores de Quinona Externa (estrobilurinas) e os Inibidores da Succinato Desidrogenase (carboxamidas). Os fungicidas disponíveis para o controle das doenças na cultura são na maioria misturas comerciais de dois ou mais ingredientes ativos de cada um desses grupos e, alguns, misturas com fungicidas multissítios (mancozebe, clorotalonil e fungicidas cúpricos) ou multissítios isolados.

As avaliações realizadas nos ensaios cooperativos em rede, são feitas para cada doença, para o produtor conhecer os fungicidas mais eficientes no controle e com isso fazer o programa de manejo mais adequado para sua situação.

Cultivares semeadas no início da safra, tem apresentando mais manchas foliares do que ferrugem, sendo a mancha-alvo uma das mais comuns nessas situações, mas bastante associada à suscetibilidade da cultivar utilizada. Para mancha-alvo, nos últimos anos dos ensaios em rede, fungicidas comerciais contendo os ingredientes ativos protioconazol, fluxapiroxade e bixafen tem apresentado a maior eficiência de controle. Para cultivares suscetíveis à mancha-alvo, esses ingredientes ativos devem estar dentro do programa de controle, priorizando sempre a rotação entre os mesmos. Os fungicidas multissítios apresentam eficiência variando entre 40% - 50% e, embora menor do que os sítio-específicos, têm sido utilizados associados para o controle da mancha-alvo, principalmente no Cerrado, onde a doença é mais severa em razão da sucessão com a cultura do algodão e da crotalária, que também são hospedeiras do fungo Corynespora cassiicola, bem como dos relatos de resistência do fungo às carboxamidas.

O fungo causador da ferrugem, Phakopsora pachyrhizi, apresenta mutações que conferem menor sensibilidade aos três principais modos de ação sítio-específicos (triazóis, estrobilurinas e carboxamidas), mas ainda existem ingredientes ativos com boa eficiência dentro de cada grupo. Os resultados de eficiência de controle devem ser consultados todo ano porque o fungo continua mudando em função da pressão de seleção de resistência aos fungicidas. Fungicidas com eficiência ao redor de 50% devem ser associados a multissítios para maior controle. A medida que as semeaduras avançam e há multiplicação de inóculo do fungo e maior severidade da doença, os multissítios tornam-se mais importantes nas associações para garantir um melhor controle. Os resultados de eficiência dos fungicidas da safra 2019/2020 podem ser acessados no site da Embrapa Soja.

Saiba mais:

Circular Técnica 159 - Eficiência de fungicidas para o controle da mancha-alvo, Corynespora cassiicola, na cultura da soja, na safra 2019/2020: resultados sumarizados dos ensaios cooperativos

Circular Técnica 160 - Eficiência de fungicidas para o controle da ferrugem-asiática da soja, Phakopsora pachyrhizi, na safra 2019/2020: resultados sumarizados dos ensaios cooperativos

Circular Técnica 161 - Eficiência de fungicidas multissítios no controle da ferrugem-asiática da soja, Phakopsora pachyrhizi, na safra 2019/2020: resultados sumarizados dos experimentos cooperativos

Artigo: Cláudia V. Godoy - Embrapa Soja