20
jul
2022
Como ficam as chuvas nos próximos sete dias?

De acordo com o último boletim de monitoramento das condições das lavouras realizado pela Conab, as condições hídricas serão favoráveis para praticamente todas as lavouras do país ao longo desta próxima semana.

As exceções serão observadas sobre o norte do estado de São Paulo e noroeste do Paraná, especialmente para as lavouras de milho. Nestas localidades há indicativos de restrições hídricas leves ao longo da semana.

Condição semelhante para o trigo ao sul do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná, áreas centrais de São Paulo e Sul e Triângulo Mineiro. 

 

A previsão da semana indica tempo seco na parcela central do país. Essa condição pode favorecer o avanço das colheitas e finalização do ciclo das culturas, mas é prejudicial para o trigo sequeiro. 

Veja como a previsão impacta as lavouras por região ao longo da semana.

Região Sul

São previstos acumulados de até 30 mm no início da semana devido a formação de muitas nuvens de chuva em SC. No PR e RS, a previsão é de chuvas irregulares e de volume reduzido. Apesar do tempo seco, o armazenamento de água no solo favorecerá a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de inverno na maior parte da região, além da maturação e da colheita do milho 2ª safra no PR. Há previsão de geada leve a moderada para a região.

Região Sudeste

Há previsão de permanência de tempo seco para a região. Essa condição continuará beneficiando a qualidade das fibras de algodão e a secagem natural do milho 2ª safra, predominantemente em maturação em MG e SP. A baixa umidade do solo em algumas regiões irá restringir o enchimento de grãos de trigo sequeiro. O tempo seco continuará favorecendo a maturação e a colheita da cana-de-açúcar e do café.

Região Centro-Oeste

A permanência de uma massa de ar seco continuará impedindo a formação de nuvens de chuva, mantendo o tempo estável na região. Essa estabilidade favorece a maturação e colheita do milho 2ª safra, mas para o trigo, que se encontra em floração e enchimento de grãos, a baixa disponibilidade hídrica no solo restringirá áreas de cultivo sequeiro.

Norte-Nordeste

São previstos acumulados de chuva entre 20 e 80 mm em RR, Norte do AP e no Noroeste do AM e do PA. Em TO, RO e na maior parte da região Nordeste, não são previstos volumes significativos de chuva, exceto na costa Leste, onde o tempo segue instável com acumulados que podem chegar aos 20 mm. O tempo seco favorece a maturação e colheita do milho 2ª safra. Na SEALBA, os maiores acumulados de chuva são esperados em áreas de AL e SE, com menor intensidade na costa Leste da BA, e beneficiará os cultivos de 3ª safra.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem