18
ago
2021
Como fica o tempo na quarta-feira

Nesta quarta-feira (18/08) o destaque será as temperaturas acima da média para o período em praticamente todo o território nacional. Os termômetros poderão facilmente superar a marca dos 40°C no oeste da região centro-oeste e sul da região norte. Além dos índices de umidade relativa do ar abaixo dos 10% em alguns pontos do centro-oeste. Outro destaque fica para o sul da região sul, onde a combinação de instabilidades atmosféricas poderão ocasionar fortes temporais com a possibilidade da ocorrência de granizo.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
A configuração dos ventos continuam deslocando as instabilidades para o oeste da região, mantendo o tempo mais seco no leste do estado do PA, AP e TO, ao passo que as chuvas terão uma melhor distribuição sobre o oeste do AM, AC e RO. Apesar da presença das chuvas, os acumulados previstos são baixos, inferiores aos 10 mm, mas que poderão ocorrer em um curto período de tempo. O destaque também serão as temperaturas, que poderão superar a marca dos 40°C ao sul do AM, e em grande parte de RO.

Região Nordeste
Os ventos de leste, atuam direcionando a umidade do oceano para a costa leste da região, além disso contribuem para uma diminuição do calor na faixa que se estende do litoral sul da BA até o RN. Inclusive há condições para chuvas no litoral sul da BA, com potencial para acumulados na ordem dos 10 mm  no decorrer do dia e pancadas isoladas entre SE e AL. Outra área com instabilidades na região nordeste é ao norte do MA, onde as chuvas poderão ocorrer na forma de pancadas rápidas e localmente fortes. Nas demais áreas, o tempo seco prevalece e as temperaturas estarão elevadas.

Região Centro-Oeste
Estado de atenção para toda a região, há um alto risco para incêndios devido a combinação das temperaturas elevadas e índices de umidade relativa do ar muito baixos. Os termômetros ao oeste do MT e oeste do MS poderão facilmente superar a marca dos 40°C e os índices de umidade relativa do ar nessas áreas poderão ser inferiores aos 10% nos horários mais críticos. Contudo, sobre o estado do GO e DF o cenário não será muito diferente, a tarde será quente e com índices de umidade inferiores aos 20% em grande parte dessas áreas. Não há perspectivas de chuvas para a região. 

Região Sudeste
A proximidade com as instabilidades no litoral sul do nordeste, poderão influenciar também o tempo sobre o norte de MG e ES. O dia terá uma maior variação de nebulosidade e algumas pancadas de chuvas fracas e isoladas especialmente ao norte do ES. Já nas demais localidades o tempo segue firme, com temperaturas elevadas e índices de umidade inferiores aos 20% na metade oeste da região. Existe uma pequena condição para pancadas isoladas no litoral sul do estado de SP, mas sem provocar acumulados expressivos. 

Região Sul
Um conjunto de instabilidades aumentam as condições para pancadas de chuvas sobre o estado gaúcho. Os fatores que contribuem para isso são os ventos mais intensos nas partes mais altas da atmosfera, o suporte do ar quente e úmido trazido da floresta amazônica pelos Jatos de Baixos Níveis e uma região de baixa pressão que está se configurando sobre o estado. Deste modo, o cenário se torna favorável para a ocorrência de alguns temporais com a presença de raios e queda de granizo no sudeste do RS. Porém os volumes previstos não serão expressivos e as chuvas poderão atingir o sul do estado de SC, mas de maneira fraca e pontual. Além disso, nos três estados da região os termômetros poderão marcar temperaturas acima da média do período, ultrapassando a marca dos 33°C no oeste.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem