Com coronavírus, feiras agrícolas alteram rotina; veja o que muda!

O aumento do coronavírus no Brasil acendeu um alerta nas organizações das feiras agrícolas do país. Até o momento, nenhum evento foi cancelado, mas os organizadores já estão alterando a logística para lidar com a doença.

Confira a posição de algumas feiras:

Foodex Japão (10 a 13 de março) – Tóquio (Japão)

A Japan Management Association, organizadora do evento, decidiu cancelar o evento.

SIAL China (13 a 15 de março) – Xangai (China)

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a 3º maior feira de alimentos do mundo, a SIAL China também foi adiada para o mês de setembro. O evento seria realizado entre os dias 13 e 15 de março em Xangai.

Show Safra BR 163 (16 a 20 de março) – Lucas do Rio Verde (MT)

A organização do evento afirmou que o calendário da feira continua e que deve receber as orientações dos órgãos oficiais sobre como proceder. A feira informou ainda que vai disponibilizar álcool gel em diversos pontos do local.

Femec (24 a 27 de março) – Uberlândia (MG)

De acordo com o diretor do Sindicato Rural de Uberlândia e coordenador da feira, João Semenzin, a data do evento não deverá ser alterada ou cancelada por conta do coronavírus. “A expectativa da organização é que a Femec gere mais de R$ 500 milhões em negócios nos quatro dias de feira”, disse.

Farm Show MT (24 a 27 de março) – Primavera do Leste (MT)

A organização da feira confirmou que o evento acontecerá na data previstas. As medidas solicitadas para segurança sanitária serão atendidas, segundo a organização.

Forum For the Future of Agriculture (31 de março) – Bruxelas (Bélgica)

Os parceiros da FFA anunciaram que o Fórum de 2020 para o Futuro da Agricultura, programado para ocorrer na Praça de Bruxelas, foi cancelado.

Norte Show (21 a 24 de abril) – Sinop (MT)

A Norte Show informou que não estuda alterar a data ou cancelar a realização da feira por causa do novo coronavírus. A expectativa é que o evento aconteça de 21 a 24 de abril em Sinop (MT). Segundo a organização, a terceira edição deve ter aumento de 10% a 15% nos negócios.

Agrishow (27 abril a 1º de maio) – Ribeirão Preto (SP)

A Informa Markets Brasil, organizadora do evento, informou que segue monitorando as recomendações do Ministério da Saúde sobre o coronavírus e que irá adotar todas as orientações das autoridades para que a feira aconteça com segurança. A Agrishow deve acontecer na data prevista, sem alterações ou cancelamentos.

“Visando ampliar a segurança sanitária dos expositores, visitantes e fornecedores durante o evento, iremos realizar medidas preventivas durante a realização de seus próximos eventos”, disse em comunicado.

Entre as ações, estão a aquisição de lotes de álcool gel; reforço nas equipes de limpeza; ampliação de contratação de equipes médicas e ambulatoriais e capacitação das equipes de atendimento direto e indireto.

AgroBrasília (12 a 16 de maio) – Paranoá (DF)

O comitê gestor da feira afirmou que não há possibilidade de cancelamento ou alteração de data. Porém, alguns cuidados serão tomados, como disponibilização de álcool gel, orientações de prevenção nos auto-falantes, distribuição de máscaras e outros.

Expoagro Afubra (18 a 21 de março)  – Rio Pardo (RS)

A feira informou que o evento está mantido até segunda ordem do governo. A Afubra já adiantou que álcool em gel e demais itens de segurança sanitária serão disponibilizadas, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Tecnoshow Comigo (30 de março a 4 de maio) – Rio Verde (GO)

A Cooperativa Comigo, organizadora da feira, informou que ainda não possui um posicionamento oficial sobre o assunto.

Fonte: Canal Rural