mar
Ciclone associado a frente fria deve fazer temperatura cair

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical vai deixar o mar bem agitado ao longo da costa da região Sul. Isso vai ajudar a empurrar um ar mais frio para o Rio Grande do Sul, depois para Santa Catarina e para parte do Paraná. Desta quinta (10) para sexta-feira (11), a temperatura já deve cair bastante no território gaúcho.

“A máxima hoje [quinta-feira] em Porto Alegre ainda ultrapassa 30 °C, mas amanhã [sexta], mal passa dos 22 °C ou 23 ºC. Não é frio, mas é uma bela diferença de temperatura”, afirma a meteorologista Desirée Brandt.

Mas a maior queda de temperatura na região Sul deve mesmo ocorrer neste fim de semana. Segundo a meteorologia, o Rio Grande do Sul deve registrar mínimas abaixo de dez graus durante as madrugadas, principalmente na região da fronteira do estado com o Uruguai.

“Nas áreas mais altas de Santa Catarina, a temperatura também deve registrar queda acentuada. Neste sábado (12), as máximas ficarão abaixo de 18 °C”, diz o meteorologista Celso Oliveira.Juntamente com o frio, vai haver chuva. As pancadas ganham força nesta sexta-feira no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e ainda em Mato Grosso do Sul.

O tempo vai mudar também em São paulo. “A sexta-feira ainda será um dia de sol e calor; mas, a partir da tarde, já há previsão de chuva associada à aproximação dessa frente fria que, finalmente, vai romper o bloqueio atmosférico no estado, mudando o padrão de chuva gradualmente no decorrer dos próximos dias”, diz Desirée Brandt.

Entretanto, as temperaturas não devem diminuir muito no fim de semana em São Paulo, com máximas ficando em torno de 27 ºC – 28 ºC.

Fonte: Canal Rural