28
abr
2022
Chuvas intensas sobre a Região Sul

A quinta-feira (28/04) será marcada pelo tempo característico de Outono. O dia segue seco e quente em uma ampla área do Brasil central, ao passo que uma frente fria aumenta as condições de chuvas no sul. As instabilidades também estarão presentes na costa do Nordeste e na faixa norte do Brasil. Apesar dos volumes serem inferiores aos registrados nos últimos dias. 

O grande destaque será mesmo para as condições de tempo adverso na região sul, por conta da atuação da frente fria. E também em relação ao forte calor que atua no Brasil central, situação que agrava as condições hídricas das lavouras. 

Região Norte

As instabilidades tropicais mantêm um padrão de chuvas sobre a metade norte da região. Contudo, o bloqueio atmosférico que atua na parcela central do Brasil também provoca influências no tempo sobre a metade sul da região norte. Assim, a tendência será de uma um dia mais seco sobre o sul do PA, TO, RO e sul do AM. Algumas instabilidades poderão ocorrer sobre o AC, mas com uma distribuição mais irregular. As projeções indicam que os maiores volumes podem se concentrar na parcela central do AM, com valores acima dos 40 mm na grande região de Rio Negro e chuvas acima dos 30 mm na capital de RR, Boa Vista. 

Região Nordeste

A atuação de um cavado - região alongada de baixa pressão - reforçado pela umidade que vem do mar, contribui para as chuvas na costa leste do Nordeste. Além disso, o corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência Intertropical garante as chuvas na faixa norte da região. Os volumes podem ser expressivos ao norte do PI e MA, com acumulados superando os 30 mm no decorrer do dia. Já ao norte do litoral Baiano e SE as chuvas também poderão ser fortes e promover volumes acima dos 40 mm no final do período.  O tempo segue firme desde o sul do MA, metade sul do PI e na metade oeste da BA. Nessas localidades as temperaturas serão elevadas e os índices de umidade abaixo do recomendado. 

Região Centro-Oeste

A persistência da região de bloqueio atmosférico mantém o tempo firme em todas as áreas da região centro-oeste. Além de impedir a formação das nuvens carregadas, este bloqueio mantém o tempo quente e seco. As temperaturas, podem superar a marca dos 35°C no oeste do MS e os índices de umidade do ar ficam abaixo dos 20%. Esta combinação de calor e baixa umidade, acelera a perda de água do solo e das plantas, diminuindo o vigor das lavouras. Mas vale salientar que este comportamento é típico da época do ano.

Região Sudeste

A região de bloqueio atmosférico impede a formação das nuvens carregadas sobre a região. E com a maior presença do Sol o aquecimento devido ao padrão de circulação, as temperaturas ficam elevadas no período da tarde e os índices de umidade do ar, baixos. O amanhecer até poderá ser ameno no sul e vales de MG, mas com rápido aquecimento. Apesar da baixa probabilidade, existe a possibilidade de chuvas fracas e passageiras entre o Nordeste de MG e ES devido à umidade que vem do oceano. 

Região Sul

O avanço de uma frente fria pela região, eleva o potencial de chuvas em mais áreas do que nos últimos dias. Mesmo assim, as chuvas ficam concentradas sobre o estado gaúcho, com elevada probabilidade para tempo adverso. Os temporais podem ser acompanhados de vendavais, chuvas intensas em curtos períodos de tempo e até mesmo queda de granizo isolado. Os maiores volumes podem se concentrar na grande região de Pelotas, superando a marca dos 70 mm no decorrer do dia. Algumas dessas instabilidades também podem avançar até o oeste e sul de SC, mas apresentando um padrão mais irregular. Outro grande destaque fica para as temperaturas, que seguem elevadas no leste de SC até o norte do PR. 

Fonte: Agrolink 

Volte para a Listagem