20
abr
2016
Argentina pode perder até 5 milhões de toneladas de soja com inundações

De acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, pode chegar a cinco milhões de toneladas as perdas na soja com as inundações que atingem as principais regiões produtoras da Argentina. O número, porém, pode ser até mesmo revisto para cima caso as chuvas continuem castigando o país vizinho.

O Serviço de Previsão Independente para Oleaginosas, Óleos e Alimentos, Oil World, projeta perda de aproximadamente, 2 a 3 milhões de toneladas de soja na Argentina. A colheita está paralisada neste momento, o que provoca o maior atraso dos últimos dez anos e uma estimativa total de perda na ordem dos 7% sobre os 60 milhões de toneladas previstos inicialmente.

A previsão é de melhora do clima no curto prazo, com a entrada de uma “janela” de tempo seco até o próximo sábado (23.04). O meteorologista Leonardo De Benedictis explica que haverá melhores condições para a colheita na zona central do país (região sul das províncias de Córdoba, Santa Fe, Entre Ríos, La Pampa e Buenos Aires). 

Nessa região, que é responsável por mais de 80% da produção total da oleaginosa na Argentina, as chuvas devem voltar no domingo (24.04). A projeção, porém, é de que as precipitações retornem sem a mesma intensidade verificada nas últimas duas semanas.

 

Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem