13
abr
2021
AGROTEMPO: terça-feira terá características do Outono

Nesta terça-feira (13.04) o padrão do tempo sobre o País, já indica algumas características  típicas do outono, como a diminuição das chuvas em uma grande área na faixa central e as temperaturas mais amenas ao amanhecer na região sul. A frente fria que estava  sobre o sul do país, avança de forma litorânea no sudeste, mas sem provocar acumulados significativos na região. Enquanto que na região norte as chuvas serão mais abrangentes e com potencial para serem localmente fortes.

No dia 14, novas instabilidades no leste de MT e no centro de GO, formarão pancadas de chuvas isoladas entre o nordeste e leste de MT ao norte de GO e sul de TO. Na região norte e norte do nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), manterá o padrão das chuvas mais expressivas nos proximos dias. Enquanto isso, em boa parte do centro-sul do país o tempo fica mais seco. No entanto, também terá a presença de um cavado - uma região alongada de baixa pressão -  que contribuirá para pancadas de chuva ao sul do  MS até o noroeste do RS, sendo que no dia 15 deverá se avançar para outras áreas da região sul

Saiba como será o tempo em cada região:

Região Norte
Na região norte, os fatores que mais favorecem a formação das nuvens carregadas são o forte calor e superfície e a grande quantidade de umidade no ar, além do posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte da região. Dessa forma, são esperadas pancadas em todas as áreas do norte, porém as chuvas mais volumosas ficarão restritas à região do Baixo Amazonas, noroeste do PA, no estado do AP, e na grande região do Alto Solimões no oeste do AM.  As chuvas podem passar da marca dos 30 mm pontualmente. 

Região Nordeste
Bem como na área vizinha, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece a formação de nuvens carregadas sobre toda a faixa norte do nordeste. Mas essas chuvas serão mais irregulares e podem provocar acumulados na ordem dos 20 mm pontualmente. Já no estado do BA, a condição é para tempo firme, devido à atuação de uma massa de ar mais seco.

Região Centro-Oeste
De maneira geral, o tempo segue seco em uma grande área na faixa central do centro-oeste, mas por conta de instabilidades de altitude, a cerca de 10 ~ 12 km acima da superfície, poderão ser formadas pancadas de chuva entre o leste do MT e norte do GO. Também vale ressaltar que devido ao forte aquecimento diurno e a grande quantidade de umidade no ar, no norte do MT essas pancadas de chuva também estarão presentes, mas de uma maneira irregular e mal distribuída. São esperadas também chuvas irregulares no centro-sul do estado do MS, devido à atuação da frente fria, mas que em grande parte da áreas ficará apenas na variação de nebulosidade. 

Região Sudeste
A frente fria avança de forma litorânea na região sudeste, provocando pancadas de chuva sobretudo na faixa leste do estados, especialmente no RJ, onde os acumulados podem chegar na marca dos 20 mm e ocorrer em um curto período de tempo. Além disso, essa frente fria ajuda a manter uma maior nebulosidade entre SP, sul de MG e no ES, mas nessas áreas com poucas chances de ocorrência para chuvas. O destaque fica mesmo para a diminuição das temperaturas em relação ao dia anterior, especialmente no período da manhã.

Região Sul
Tempo firme em grande parte da região sul, apenas no estado do PR pode ter alguma pancada de chuva isolada, mas sem provocar acumulados significativos, na grande região de Paranavaí no noroeste do estado, devido ao alinhamento das instabilidades com a frente fria. Na faixa leste de SC e do PR, o tempo terá uma maior variação de nebulosidade, mas também sem grande condições para chuvas volumosas. Em relação às temperaturas, o padrão continua característico do outono, com o amanhecer ameno e rápida elevação no período diurno. Nas regiões mais altas e regiões de baixadas, essas temperaturas ao amanhecer podem ficar abaixo dos 10°C. No oeste de SC e oeste do PR, em algumas localidades, no período da tarde, as temperaturas podem ser superiores aos 27°C.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem