31
mar
2023
Abertas inscrições do 1º Fórum Soja Baixo Carbono

A Embrapa Soja e as empresas que apoiam do Programa Soja Baixo Carbono (Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM, UPL) realizarão no dia 11 de abril, a partir das 8h30, o 1 º Fórum Soja Baixo Carbono, no Parque de Exposição Ney Braga, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – Pavilhão Smart Agro, para debater o panorama mundial e a conjuntura brasileira no contexto da agricultura de baixo carbono. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

“Estamos em consonância com as demandas mundiais de redução das emissões de gases de efeito estufa em cadeias e produtos”, declara Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja. “Neste sentido, entendo ser preciso um esforço de inovação setorial para estimular a mitigação, o sequestro de carbono e captura e estocagem de carbono no processo produtivo de soja. Nossa proposta é reconhecer os produtores rurais brasileiros que já vem utilizando as tecnologias sustentáveis, assim como ampliar a adoção de sistemas pautados pela sustentabilidade”, defende Nepomuceno.

O evento irá reunir aproximadamente 150 lideranças do agronegócio para promover intercâmbio de informações e discussões que colaborem com a sustentabilidade nos processos produtivos. Para abordar as oportunidades, as perspectivas e as tendências de produção no âmbito da agricultura de baixo carbono, o Fórum contará com a palestra de  Fabiana Villa, diretora do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e Indicações Geográficas, do Mapa.

A programação técnica estará composta também da palestra sobre os desafios de certificação de sustentabilidade no Programa Soja Baixo Carbono, tema a ser abordado pelo pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja. O pesquisador irá descrever como vem sendo construído o processo de inovação que engloba a certificação da soja produzida em sistemas sustentáveis no Brasil.

Outro destaque da programação do Fórum Soja Baixo Carbono será o Talk show com a participação de sete representantes da cadeia produtiva da soja: Bayer, Bunge, Cargill, cooperativa Coamo, cooperativa Cocamar, GDM e UPL. A proposta é que os participantes compartilhem como vem sendo sua participação na construção do protocolo de boas práticas agrícolas brasileiro e ainda de que forma o Programa Soja Baixo Carbono poderá contribuir com os avanços de todos os elos da cadeia produtiva da soja. 
 
PROGRAMAÇÃO             
          
8h15 – Recepção
8h30 – Abertura
9h – Palestra Abertura
- Oportunidades, perspectivas e tendências para uma Agricultura de Baixo Carbono – Fabiana Villa, MAPA

10h – Apresentação
- Programa Soja Baixo Carbono: desafios técnicos e a jornada de inovação em certificação de sustentabilidade – Henrique Debiasi, EMBRAPA SOJA

10h30 – Intervalo

10h45 TALK SHOW 
"Sustentabilidade, inovação setorial e estratégia de negócio nas cadeias de valor: a visão das empresas sobre o Programa Soja Baixo Carbono" 
. Embrapa: Alexandre Nepomuceno, chefe geral da Embrapa Soja
. Bayer: Fabio Passos, Diretor de Carbono para a América Latina
. Bunge: Pamela Moreira, Gerente de Sustentabilidade América do Sul
. Cargill: Letícia Kawanami, Diretora para Sustentabilidade para Latam
. Coamo: Aquiles Dias, Diretor de Suprimentos e Assistência Técnica
. Cocamar: Renato Watanabe, Gerente Executivo
. GDM: Tiago Gonçalves, gerente global de novos negócios
. UPL: Rogerio Melo, gerente de carbono e sustentabilidade
Moderação: Giovani Ferreira, jornalista e diretor de conteúdo do Canal Rural.
12h30 - encerramento

SERVIÇO 
Evento: 1° Fórum Soja Baixo Carbono
Data: 11 de abril de 2023
Horário: 8h15 às 12h30
Local: Pavilhão Smart Agro – ExpoLondrina 2023 
Mais informações: soja.eventos@embrapa.br / (43) 3371 6068
As inscrições gratuitas para o 1º Fórum soja Baixo Carbono podem ser feitas até o dia 9 de abril por aqui: www.embrapa.br/forum-sbc. 

Fonte: Embrapa Soja

 

Volte para a Listagem