18
mar
2022
PREVISÃO Frente fria vai trazer chuvas e derrubar temperaturas

A partir da noite de sexta-feira uma nova frente fria avança pelo sul do Brasil. Além disso, na retaguarda do sistema há uma massa de ar polar, que ao avançar pelo continente provocará um declínio nas temperaturas. Esta será a primeira frente fria mais significativa do Outono. Outro ponto relevante do avanço desta frente fria é que as chuvas associadas ao sistema poderão ser volumosas e influenciar o tempo em todo o Centro-Sul do Brasil. 

Entre a noite de sexta e madrugada de sábado, as instabilidades poderão surgir sobre o sul do MS, oeste de SC e sudoeste do PR. As chuvas poderão ser intensas devido ao forte aquecimento diurno nessa região, além dos ventos de altitude que favorecem a formação das nuvens carregadas. Apesar da frente fria avançar pelo sul do RS, ainda na sexta-feira, os maiores volumes vão se concentrar nas áreas citadas anteriormente. 

Entre sábado e domingo, as chuvas da frente fria chegam até a região Sudeste, sobretudo na metade sul da região. Deste modo, os volumes poderão ser elevados ao norte do PR, boa parte do MS e SP. Com destaque nas chuvas no litoral paulista e no Vale do Ribeira. E por existir uma grande diferença entre as temperaturas na frente e na retaguarda da frente fria, as instabilidades serão intensificadas, elevando o potencial para tempo severo em algumas localidades.

 

Chuva acumulada entre quinta (17/03) e segunda-feira (21/03).

A massa de ar frio atua a partir da madrugada de sábado inicialmente no RS, e já  no período da tarde e noite da noite do mesmo dia, atinge o estado de SC. Até o final de domingo, as temperaturas declinam na metade leste dos três estados da região sul, metade leste de SP, Vale do Paraíba e RJ. A tendência é de que as temperaturas diminuam até o sul da Bahia no decorrer de segunda e terça-feira.

Embora a massa seja de origem polar, as temperaturas não terão características de inverno. Sobre o RS o amanhecer de domingo será ameno, com áreas registrando temperaturas inferiores aos 9°C. No amanhecer de segunda, a serra catarinense poderá registrar temperaturas próximas dos 5°C. E o período da manhã nas serras do RJ poderão registrar marcas próximas dos 10°C na quarta-feira. E na madrugada de quinta, os termômetros podem se aproximar dos 15°C no interior de MG e nos pontos mais altos da BA. 

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem