20
jul
2023
Quinta de ventos persistentes, veja a previsão

Nesta quinta-feira (20/07) os ventos costeiros estarão mais persistentes em uma extensa área do leste do Brasil. Isso ocorre em função de uma região de alta pressão, posicionada no oceano, conhecida como Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS).

Essa alta pressão, quando mais intensa, favorece a ocorrência de ventos costeiros mais persistentes e intensos. Além disso, leva uma maior quantidade de umidade para a costa do país, mantendo os dias mais encobertos e úmidos. 

Em relação às operações de campo, o leste de Minas Gerais e Espírito Santo podem ter interrupções momentâneas na colheita do café. 

Já em áreas do centro-leste do Nordeste do Brasileiro, os ventos devem ser mais persistentes com rajadas entre os 40 e 60 km/h. Além de uma maior variação de nebulosidade na costa da região. 

Nas demais localidades do país, o predomínio é de tempo seco e firme. A tendência para os próximos dias indica um aumento nas temperaturas e diminuição do frio, até mesmo no extremo sul.

Região Norte

A região Norte tem experimentado um padrão de precipitação cada vez mais irregular e prolongados períodos de tempo seco. Como resultado, as chuvas têm se concentrado principalmente no extremo norte, porém com volumes significativamente abaixo da média histórica. Além disso, espera-se que a secura prevaleça em toda a parte sul da região norte, onde as temperaturas devem atingir valores extremamente altos para esta época do ano.

Região Nordeste

O amanhecer será mais frio na metade leste da região, além disso, os ventos serão mais persistentes. As rajadas de vento podem atingir os 40 a 60 km/h em áreas do centro-oeste da Bahia, sul do Piauí, Ceará e nos três estados do nordeste do nordeste. Junto com esses ventos, uma maior quantidade de umidade pode avançar no leste da região, garantindo um dia com grande variação de nebulosidade e chuvas passageiras entre o sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte. 

Região Centro-Oeste

Todas as regiões terão o predomínio de tempo firme – condição comum para a época do ano. Além disso, os termômetros entram em elevação, diminuindo o frio pela manhã. Apenas o sul do Mato Grosso do Sul deverá ter um amanhecer com temperaturas amenas. Já em setores desde o Pantanal Sul Mato Grossense até o extremo norte da região, devem registrar uma tarde quente e seca. 

Região Sudeste

A tendência para esta quinta, indica um aumento nas áreas com condições de chuvas, especialmente no nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas chuvas devem ocorrer em áreas que estão em operação de colheita do café, podendo atrapalhar pontualmente o andamento das atividades. Já nas demais regiões do centro para o oeste de todo o sudeste, o tempo segue firme e quente. Os termômetros devem superar os 28°C no noroeste Paulista e atingir os 35°C ao norte de Minas Gerais.  

Região Sul

Algumas instabilidades persistem na região, especialmente no leste de Santa Catarina e leste do Paraná, onde os ventos oceânicos garantem uma maior quantidade de umidade e nebulosidade. Além disso, um cavado – região alongada de baixa pressão – pode levar chuvas para o centro-sul do Rio Grande do Sul. Mas todas as instabilidades na região sul são fracas e pontuais. O destaque em relação às temperaturas é o aumento gradual nos próximos dias, começando já na tarde desta quinta. 

Fonte: AGROLINK.

Volte para a Listagem