Nesta quinta-feira (16/11) a presença de uma frente fria no sul do Brasil deve reforçar as instabilidades já presentes na região. As chuvas poderão ser acompanhadas de tempo adverso, como queda de granizo, vendavais e muita chuva em curtos períodos de tempo.
Por outro lado, também são esperadas chuvas um pouco mais recorrentes sobre o Centro-Oeste e parte do Sudeste, mas com uma distribuição muito irregular e volumes insuficientes para repor de forma efetiva a umidade no solo.
Mesmo com a possibilidade de chuvas, todos os setores do país devem registrar temperaturas elevadas. Com destaque para áreas do Centro-Norte, onde os termômetros devem passar dos 40°C.
Região Norte:
Ao longo do dia, espera-se uma grande irregularidade das chuvas, além de uma condição de tempo mais seco no leste do Amazonas e na região do Baixo Amazonas (PA). Mesmo em setores do AMACRO, são esperadas menos chuvas. Já nas regiões produtoras do Pará e Tocantins, existe a possibilidade do registro de pancadas isoladas e passageiras, mas que serão insuficientes para repor a umidade no solo.
Região Nordeste: Calor alivia no Recôncavo Baiano. Há chances de chuvas no MA e PI.
Nesta quinta-feira, as condições de chuvas são um pouco maiores na metade oeste da região, como oeste Baiano, Maranhão e Piauí. Mesmo assim, são esperadas temperaturas elevadas, especialmente sobre o norte do Piauí e do Maranhão. Áreas próximas ao Recôncavo Baiano, podem registrar uma tarde com temperaturas menos intensas, na casa dos 34 a 36°C.
Região Centro-Oeste: Termômetros acima dos 40°C, mesmo com chance para chuvas.
As instabilidades devem ganhar um pouco mais de abrangência nesta quinta, especialmente em setores do nordeste do Mato Grosso e Goiás. Essas chuvas deverão acontecer de forma isolada e passageira, principalmente no período da tarde, como uma consequência do intenso calor. Mesmo com a possibilidade de chuvas, as temperaturas seguem em patamares extremos, com registros superando a casa dos 40°C em diversos setores da região. O tempo deve ser mais seco na metade oeste do Mato Grosso do Sul.
Região Sudeste: Muito calor e pouca chance de chuva.
A onda de calor ainda deve persistir na região, mantendo as temperaturas acima dos 38°C em praticamente todos os setores do sudeste. Apesar disso, algumas pancadas de chuva podem surgir no período da tarde, na forma de temporais isolados e passageiros, como uma resposta do forte aquecimento diurno. Mesmo com as chuvas, não há perspectiva de recuperação de umidade no solo, uma vez que a taxa de evaporação é muito pronunciada. Áreas do nordeste de Minas e Espírito Santo, têm menos condições para o registro de instabilidades.
Região Sul: Frente fria mantém condição de tempo adverso.
A persistência da atuação de uma frente fria – sistema de chuvas – mantém as condições de instabilidades elevadas sobre a região sul. Os alertas são direcionados para o norte do Rio Grande do Sul de Santa Catarina, onde os volumes podem superar os 70 mm no decorrer das 24 horas de quinta. Essas chuvas podem ser acompanhadas de eventos de tempo adverso, como queda de granizo, vendavais e chuvas intensas em curtos períodos de tempo. Mesmo com a grande presença de nebulosidade, as temperaturas entram em elevação, o que pode aumentar a sensação de abafamento. Mas o calor mais intenso, deve ocorrer ao norte do Paraná.
Fonte: Agrolink.
Volte para a Listagem