12
jun
2023
Mudança brusca: quais lavouras serão afetadas por GEADAS?

Conforme as chuvas vão adentrando o território nacional – com a subida da frente fria – uma intensa massa de ar polar avança pela retaguarda. Esse ar frio vai provocar geadas generalizadas sobre a Argentina, Uruguai e até mesmo no Paraguai. Sendo uma grande preocupação para os produtores de trigo do sul do continente.

No Brasil, o frio chega a partir da noite de sábado (10), no extremo sul, derrubando as temperaturas no decorrer da madrugada de domingo (11), onde os termômetros podem registrar marcas abaixo dos 5°C em áreas do sul do Rio Grande do Sul, nas primeiras horas do dia 11. Essa mudança representa uma variação de até 25°C nas temperaturas entre a tarde de sexta e amanhecer de domingo.

A tendência é de que a massa de ar polar siga o seu trajeto ao longo do dia, caminhando para uma noite mais gelada do que o período da manhã no sul do Brasil. A madrugada e amanhecer de segunda-feira (12) poderá ter registro perto dos 0°C.

É também na segunda-feira, que o ar polar avança pelo interior do continente, subindo pelo Paraguai, chegando ao sul da Bolívia, causando a queda nas temperaturas no oeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso, ainda na primeira metade do da segunda (12).

Essa massa de ar polar seguirá atuando no decorrer da semana, levando temperaturas abaixo dos 10°C no Mato Grosso e com a possibilidade de friagem na região Norte, onde os termômetros deverão registrar marcas perto dos 12°C no Acre e Rondônia.

Neste primeiro momento, o ar polar avança de maneira mais intensa no interior do continente, ou seja, áreas da região sudeste vão escapar do frio mais intenso.

 

RISCO DE GEADAS NO MILHO E TRIGO

Conforme o tempo vai limpando e as temperaturas caindo, as condições para a formação de geadas são estabelecidas. Esta condição é prevista com maior probabilidade entre segunda (12) e quarta-feira (14). Contudo, neste período as condições de geadas ficam restritas ao sul e leste do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (15) – com o tempo mais limpo – o oeste e sul do Mato Grosso do Sul pode ter a formação do fenômeno. Essas geadas podem atingir áreas produtoras de milho safrinha e trigo do estado. Boa parte das lavouras de milho estão em maturação, portanto podem escapar de danos mais expressivos, porém aquelas lavouras tardias que estão em Floração, devem sentir os maiores efeitos do frio. Bem como o trigo, apesar da cultura ser adaptada ao frio, a maioria das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo – portanto, encontra-se num estádio mais sensível ao frio intenso.

 

ATÉ QUANDO VAI ESSE FRIO?

 

As projeções de médio prazo – 15 dias de horizonte de previsão – indicam a atuação dessa massa de ar polar até pelo menos o próximo sábado (17/06). Mesmo assim, as temperaturas seguem mais amenas no centro-sul do país e com o amanhecer mais frio em áreas do Acre e Rondônia.

Ainda no horizonte de 15 dias, uma nova rodada de frio deverá ocorrer até o final de Junho, novamente, com potencial de geadas entre os dias 23 e 25. Mas vale ressaltar que a previsibilidade é baixa.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem