17
ago
2023
Instabilidades avançam com chance de granizo

Nesta quinta-feira (17/08) o processo de formação da frente fria traz um aquecimento ainda maior na metade sul do Brasil. Este fenômeno é conhecido como “pré-frontal” onde o há um acúmulo de ar quente à frente das instabilidades. 

A tendência é de que sobre o Uruguai, as chuvas ocorram na forma de tormentas, com potencial para queda de granizo grande, vendavais e muita atividade de raios. Até o período da tarde, essas instabilidades avançam sobre a fronteira sul do Brasil, também com potencial para temporais fortes, mas isolados. 

Por outro lado, grande parte do Brasil terá o predomínio de sol e forte aquecimento. Áreas do Paraná até o Maranhão devem registrar temperaturas acima dos 30°C, com máximas se aproximando dos 38°C em Cuiabá (MT).

Essas temperaturas elevadas, vêm acompanhadas por baixos índices de umidade, que de certa forma vem contribuindo com o avanço da colheita. Mas pontualmente, traz limitações na disponibilidade de água no solo. 

Temporais na madrugada de sexta-feira

Com o avanço da frente fria na tarde e noite desta quinta, as instabilidades devem adentrar a madrugada de sexta. Essas chuvas têm potencial para avançar com forte intensidade, trazendo vendavais, granizo e muita atividade de raios. Esses temporais devem seguir avançando ao longo do dia, chegando até o sul do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul no final de sexta-feira. 

Região Norte

Apesar das projeções indicarem condições de chuvas no extremo norte da região, as chuvas devem ficar ainda mais irregulares. Além de concentradas no extremo norte, os volumes previstos são baixos, na ordem dos 5 a 15 mm, que devem ocorrer na forma de trovoadas isoladas e passageiras. A metade sul da região, como nos estados do Acre, Rondônia, Tocantins além de tempo seco, os termômetros seguem em marcas elevadas até mesmo para a época do ano.

Região Nordeste

Seguindo um comportamento muito semelhante aos últimos dias. A região leste do nordeste, vem registrando chuvas na forma de pancadas rápidas, fracas, isoladas, ocorrendo principalmente entre madrugada e noite. Este deve ser o tempo corrente nesta quinta também. A tendência também indica uma redução das chuvas no interior e norte da região, onde as temperaturas deverão ficar acima dos 35°C no período da tarde, com índices de umidade perto ou abaixo dos 20%.

Região Centro-Oeste

O sol deve predominar forte na região, elevando ainda mais as temperaturas registradas no dia anterior. A previsão indica termômetros na casa dos 38°C no sul do Mato Grosso, com índices de umidade perto ou abaixo dos 20%, situação que vem mantendo o solo absolutamente seco na região. Contudo, esse cenário vem favorecendo para o avanço da colheita do algodão, revelando também produtividades e qualidades excelentes. 

Região Sudeste

O tempo deve permanecer firme em grande parte da região, com exceção apenas do nordeste da região, onde a umidade oceânica ainda garante a ocorrência de algumas chuvas. Os pontos de atenção se valem para as temperaturas elevadas e os baixos índices de umidade, sobretudo no noroeste paulista. Contudo, as condições de tempo são favoráveis para as operações em campo, como o avanço da colheita e os tratos culturais.

Região Sul

Há dois destaques para a região, mas um ocorre em função do outro. Antes da formação da frente fria, haverá um forte aquecimento sobre a região. As temperaturas podem passar da marca dos 30°C em diversas localidades da região, com máximas próximas aos 32°C em setores de Criciúma (SC) e Floraí (PR). A frente fria deverá atuar sobre o Uruguai, onde há previsão de tormentas e queda de granizo. Até o período da tarde, as instabilidades devem atravessar a fronteira, levando chuvas fortes para Bagé e Dom Pedrito no sul do RS. As chuvas chegaram até a metade sul do estado gaúcho ainda na noite de quinta, avançando durante a madrugada de sexta, com potencial para fortes temporais.

Fonte: Agrolink.

Volte para a Listagem