21
ago
2023
Frente fria segue nesta segunda-feira

O começo desta terceira semana de agosto deve ser marcado ainda pelas instabilidades da última frente fria, que se formou na sexta-feira e veio atuando ao longo do final de semana. 

Nesta segunda (21/08) as instabilidades devem se concentrar em áreas do leste do sudeste, com potencial para temporais isolados e pontuais, especialmente em Minas Gerais. Alguns setores ao norte do Paraná também devem registrar instabilidades no período da madrugada.

As temperaturas estarão amenas no começo dessa semana, mas concentradas em áreas da região sul e sem condição de danos relacionados ao frio nas lavouras de trigo. Por outro lado, o centro-norte brasileiro será marcado pela forte presença do sol e temperaturas elevadas.

Tendência para a semana.

De maneira geral, a semana será seca na maioria das regiões. Contudo, na quarta-feira uma nova frente fria pode levar uma nova rodada de chuvas para o Rio Grande do Sul. Porém, essa frente fria terá um comportamento mais oceânico, mantendo as instabilidades concentradas no leste do estado. Até a sexta-feira, este sistema avança até a altura da costa do sudeste, o que pode formar um corredor de umidade entre o sul da Região norte e a costa do Sudeste.

Região Norte

A semana começa com uma redução nas chuvas previstas para a região, até mesmo em áreas mais ao norte. As instabilidades devem se concentrar no extremo noroeste, com previsão de chuvas muito irregulares, com volumes variando entre os 5 e 10 mm. Setores do leste, como no Pará e Tocantins, o predomínio segue de tempo firme e quente.

Região Nordeste

A quadra chuvosa do leste do nordeste se aproxima cada vez mais do final, isso sendo observado especialmente na redução das chuvas em áreas do leste Baiano. Apesar disso, algumas instabilidades podem ocorrer nestes setores, mas na forma de pancadas fracas, isoladas e passageiras. Já em áreas do Oeste da Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará, a condição é de tempo seco e temperaturas elevadas.

Região Centro-Oeste

A tendência para este começo de semana é de diminuição das chuvas e aumento das temperaturas em todos os setores do centro-oeste. Na madrugada de segunda, poderá haver uma maior variação de nebulosidade entre o Sul do Mato Grosso, sul de Goiás e Mato Grosso do Sul, mas poucas chances para chuvas. Com a forte presença do sol, as temperaturas entram em elevação, especialmente na metade norte da região.

Região Sudeste

As instabilidades devem ocorrer em grande parte do sudeste, com destaque para o potencial de temporais no  leste de Minas Gerais. Essas instabilidades mais fortes podem acontecer em dois momentos: pela madrugada e no período da tarde. A tendência até o final do dia, é da diminuição das chuvas em toda a região. Em relação às temperaturas, as áreas onde o predomínio é de sol, os termômetros devem registrar marcas elevadas, como no noroeste de Minas Gerais. 

Região Sul

O começo da semana ainda terá algumas instabilidades no sul do Brasil, especialmente sobre o Paraná. Apesar disso, as chuvas ocorrem de forma isolada e pontual apenas no período da madrugada. Ainda na primeira metade do dia, as chuvas cessam sobre a região. O destaque segue com as temperaturas mais amenas, tanto no período da manhã, quanto à tarde. Apesar dessas temperaturas baixas, o risco para geadas é pequeno e sem previsão para impactos nas lavouras. Já na metade sul da região, o dia terá tempo firme e céu limpo.

Fonte: Agrolink.

Volte para a Listagem