19
set
2022
Forte área de instabilidade passa pela região

Ao longo desta segunda-feira (19/09) a passagem de um sistema de baixa pressão traz instabilidades para a região Sul. As chuvas podem ser localmente fortes, acompanhadas de trovoadas e promover acumulados expressivos ao longo do período. Essas instabilidades atingem a região já a partir da madrugada desta segunda. Elas começam pelo sudoeste do Rio Grande do Sul, mas ganham força em toda a fronteira oeste dos três estados do sul, ainda na primeira metade do dia.

No período da tarde, as instabilidades avançam para o centro de Santa Catarina e norte Gaúcho, com potencial de chuvas muito volumosas em curtos períodos de tempo. Os maiores registros podem ser observados sobre Frederico Westphalen (RS), São Miguel do Oeste (SC), Francisco Beltrão (PR). 

Ambos os municípios ficam entre o noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná, e as leituras devem superar a marca dos 40 mm, conforme indicado pela média das projeções. Porém, em pelo menos três prognósticos, há indicativos de chuvas acima dos 50 mm.

Além das instabilidades, as temperaturas no período da tarde ficam mais amenas, especialmente entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná. As projeções mostram um início de semana bastante chuvoso sobre a metade norte da região sul. Porém, no sul do Rio Grande do Sul, as chuvas seguem com um comportamento mais irregular.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem