12
jan
2023
Europa enfrenta calor fora de época

Conforme o último monitoramento realizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma massa de ar quente fora de época predominou em boa parte do continente, com chuvas nas porções norte e oeste da Europa contrastando com o clima seco na região do Mediterrâneo.

As temperaturas durante a semana ficaram em média de 4 a 10°C acima do normal da França e Inglaterra para a Polônia e os Bálcãs, com temperaturas máximas no início do período chegando a 18°C na Polônia, mais típicas de abril. O calor fora de estação manteve as áreas de cultivo primárias desprovidas de cobertura de neve, reduziu a resistência ao frio das safras de inverno e reduziu ainda mais os acúmulos de neve nas montanhas e as perspectivas de escoamento de primavera resultantes.

As anomalias de temperatura foram menos pronunciadas em Espanha e Portugal (até 3°C acima do normal), onde algumas zonas de cultivo registaram as primeiras geadas fortes da época, que são esperadas para este período.

Chuvas moderadas a fortes (5-50 mm, localmente mais) acompanharam as condições de calor fora de estação no oeste e norte da Europa, diminuindo os déficits de umidade de curto prazo (chuva de 30 dias abaixo de 50% do normal) na França, Alemanha e Polônia. Por outro lado, o clima seco prevaleceu na bacia do Mediterrâneo, sustentando a seca de longo prazo no norte da Itália, mas favorecendo a recuperação das áreas atingidas por enchentes na Espanha e nos Bálcãs ocidentais, após chuvas excessivas durante a primeira quinzena de dezembro.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem