set
Dia de Campo de Cereais de Inverno no Polo IDR-Paraná

O IDR-Paraná, em parceria com a Fundação Meridional e a Embrapa, realizam o Dia de Campo de Cereais de Inverno, que ocorrerá no dia 05 de outubro de 2022, no período da manhã, com início às 08h30min, no Polo Regional de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná de Ponta Grossa.

O público-alvo do Dia de Campo são técnicos e agricultores que atuam com cultivo de cereais de inverno.

Os institutos de pesquisa consideram a importância dos cereais de inverno e os desafios de aumento de produção e melhoria da qualidade, por isso o evento é fundamental para discussão e fomento da atividade.

As culturas do trigo, aveia e triticale são alternativas viáveis para o cultivo na safra de inverno no estado do Paraná, e se encaixam no plantio em diversos períodos, a partir de abril, dependendo da região de cultivo. A rotação de culturas é altamente desejável e os benefícios da palhada dos cereais de inverno no solo vão desde a proteção contra a erosão, a redução da população de plantas daninhas, a manutenção da umidade e a redução da temperatura do solo, favorecendo os processos biológicos, como o crescimento de raízes, a fixação do Nitrogênio (N).

O Paraná deve fechar a safra de inverno de 2022, segundo levantamento da Conab, com 1,18 milhões de hectares de trigo e uma produção estimada de 3,88 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 21% na produção quando comparado com a safra 2021. A cultura da aveia ocupou 107 mil hectares e terá uma produção de 246 mil toneladas, acréscimo de 13,4% comparado a safra 2021. Outra cultura de destaque no inverno é a cevada, a qual foi semeada em aproximadamente 80 mil hectares e terá uma produção de 372 mil toneladas, 24,8% maior que a safra 2021. Já o triticale deve ocupar uma área de 10 mil hectares e produzir 33 mil toneladas, incremento de 40% quando comparado com a safra 2021.

O Estado do Paraná está evoluindo de modo expressivo no cultivo de cereais de inverno, no entanto, ainda há uma área ociosa de aproximadamente 2 milhões de hectares que poderiam ser utilizadas para produção de cereais de inverno para alimentação humana e animal, as quais ficam em pousio ou com plantas de cobertura no inverno,

O evento será presencial e conta com palestras importantes

O Dia de Campo é presencial e contará com palestrantes do IDR-Paraná, Embrapa e Fundação Meridional, que irão abordar 1- Cultivares de trigo e triticale do IDR-Paraná, 2- Cultivares de trigo e triticale da Embrapa, 3- Cultivares de aveia granífera do IDR-Paraná, 4- Cultivares de aveia forrageira do IDR-Paraná, 5- Utilização de cereais de inverno na alimentação animal e 6- plantas de cobertura e manejo sustentável do solo.

Espera-se que o evento colabore para que os participantes conheçam no campo as excelentes opções de cultivares e manejos afins, bem como a prática de uma agricultura mais sustentável e rentável, com o aumento da área e da produtividade das culturas de cereais de inverno nas próximas safras e com a melhoria da qualidade dos alimentos produzidos, tanto para alimentação humana, quanto animal.

O Polo Regional De Pesquisa E Inovação do IDR-Paraná Fica na Avenida Presidente Kennedy, S/N - Rodovia Do Café, Km 496 – Vendrami - Ponta Grossa-PR

Localização: https://maps.app.goo.gl/9KawkyXHjoNmDx2k9

As inscrições são gratuitas e feitas no local. Informações poderão ser atendidas pelo telefone (42)3219-9700.