mar
Confira os setores mais importados pelo Brasil

Dados divulgados pelo Ministério da Economia indicam que a indústria de transformação, extrativa e agropecuária são os setores com produtos mais importados pelo Brasil. Os últimos relatórios mostram que o país exporta mais do que importa, mas isso não significa que não há crescimento nas importações.

De acordo com Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, o setor agropecuário brasileiro tem um grande potencial para exportação e é fundamental para a economia do país. "A agropecuária é um setor estratégico para o Brasil, pois temos uma grande vantagem comparativa na produção de alimentos e podemos oferecer produtos de alta qualidade para o mercado internacional".

Nesse contexto, os itens mais importados são adubos e fertilizantes químicos; óleos combustíveis de petróleo ou minerais betuminosos; válvulas e tubos termiônicas, de cátodo frio ou fotocátodo, diodos, transistores; gás natural, liquefeito ou não e óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus. Para Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do país, o ano foi positivo. O mercado de fertilizantes especiais e inteligente toma cada vez mais espaço no mercado internacional e 2022 foi um ótimo ano de abertura para essas tecnologias.

“Nós atingimos altos níveis de produção e negociação com inúmeros países. Se mantivermos o ritmo de investimentos e aprimoramento de técnicas agrícolas com desenvolvimento tecnológico, recordes serão batidos. Isso consolida a posição de destaque do Brasil no mercado global de produção de alimentos e segurança alimentar”, comenta Leonardo.

Fábio Pizzamiglio também destaca que o aumento nas importações de setores como a indústria de transformação e a indústria extrativa pode indicar um aquecimento da economia brasileira. Ele afirma que "a indústria de transformação é um setor estratégico para o país, pois é responsável por gerar empregos e impulsionar a cadeia produtiva. Já a indústria extrativa tem um papel importante na produção de energia e em diversos outros segmentos da economia".