26
out
2022
Como vem a safra no Paraná?

Nada menos que 86% da primeira safra de milho paranaense está em “boas condições”, aponta o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral). O resultado manteve a performance registrada na semana anterior, sendo outros 13% das lavouras foram classificadas como “medianas” (ante 12% da semana anterior) e ainda 1% em “condições ruins”.

De acordo com o Deral, o Paraná atingiu 82% de área plantada do milho primeira safra na semana encerrada em 24 de outubro. A entidade informou ainda que está em 8% em germinação, destaca a Consultoria AgResource Brasil.

SOJA
 
Já na soja, aponta a filial da empresa norte-americana AgResource Company, o Paraná atingiu 44% de área plantada da soja primeira safra. Foi informado também que está em 32% em germinação. A oleaginosa tem 96% da safra em boa condição, maior que na semana anterior, 3% como mediana e 1% em condição ruim.

COLHEITA DO TRIGO

O Paraná atingiu 63% do trigo colhido no estado, aponta a Consultoria AgResource Brasil com base nos dados do Deral-PR. Segundo a entidade, 64% do trigo está em fase de maturação, 34% em frutificação e 2% em floração. Sobre as condições, 8% da safra tem condição ruim, 29% são consideradas mediana e 63% da safra está em boas condições.

A Consultoria TF Agroeconômica informa que realizou uma consulta ao Deral-PR sobre os danos conhecidos da safra. De acordo com eles, a resposta foi: “Nós fazemos o levantamento de qualidade só no fim da safra. Mas, essas áreas que foram colhidas recentemente o relato é de partes expressivas (de danos)”. Portanto, afirma o analista sênior da TF, Luiz Pacheco, “há que se aguardar. Os números que correm no mercado oscilam entre 1,0 e 2,0 milhões de toneladas”.

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem