28
jan
2016
PR: lançamentos e inovações tecnológicas marcam presença da Embrapa no Show Rural 2016

Treze unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentam suas inovações no Show Rural Coopavel, a ser realizado de 01 a 05 de fevereiro de 2016, em Cascavel (PR). As soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa estão disponíveis em quatro espaços distintos: Casa da Embrapa, Vitrine de Tecnologias, Estação do Conhecimento e Unidade Didática Agroecológica.

Na Vitrine de Tecnologias, os destaques são os três lançamentos de soja: BRS 1010IPRO, BRS 388RR, BRS 399RR. Além disso, são apresentadas tecnologias e cultivares para as culturas da soja, feijão, milho, sorgo, forrageiras e mandioca. A Vitrine abriga a Estação do Conhecimento, onde são realizadas apresentações rápidas com orientações práticas aos produtores. As mini-palestras com duração e 15 minutos são voltadas a grupos de produtores.

Na Casa da Embrapa, os técnicos e produtores têm a oportunidade de conhecer alguns dos resultados de pesquisa e também adquirir diversas publicações da Embrapa. Nesse espaço, são demonstradas as tecnologias referentes a grãos, frutíferas, produção animal e recursos naturais.

Além disso, a Embrapa é uma das instituições presente na Unidade Didática Agroecológica, cujo objetivo é demonstrar os princípios da Agroecologia e a diversidade de cultivos, onde se empregam técnicas com baixo impacto ambiental, acessíveis aos agricultores. Participam a Embrapa, Emater-PR, Centro Paranaense de Referencia e Agroecologia, Instituo Agronômico do Paraná, Coopavel, Itaipu Binacional e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Lançamento: Soja BRS 1010 IPRO
A Embrapa e a Fundação Meridional lançam, durante o Show Rural Coopavel, três cultivares de soja. Uma delas é a BRS 1010IPRO com a tecnologia Intacta RR2 PRO™. A novidade é indicada para Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A tecnologia Intacta reúne características como a resistência ao herbicida glifosato para o manejo de plantas daninhas e também tem a toxina Bacillus thuringiensis (Bt) que auxilia no controle de algumas espécies de lagartas.

A BRS 1010 IPRO é uma cultivar de soja precoce, com crescimento indeterminado e excelente potencial produtivo, também em áreas com presença do nematoide de galha Meloidogyne javanica. Possui resistência às doenças cancro da haste e mancha olho de rã. Também tem resistência de campo à podridão radicular de Phytophthora. Indicada para as regiões de adaptação edafoclimáticas PR, SC e SP (REC 103), PR (REC 201) e SP (REC 203).

Lançamento: Soja BRS 388RR
A BRS 388RR é transgênica com tolerância ao glifosato, possui tipo de crescimento indeterminado e grupo de maturidade relativa 6.4. É uma soja precoce que pode ser utilizada em sistemas de produção que utilizam a safrinha de milho.

Esta cultivar tem alto potencial produtivo e excelente estabilidade em diferentes épocas de semeadura e ambientes de produção. Entre seus diferenciais estão a resistência às doenças: cancro da haste, podridão radicular de Phytophthora e mosaico comum da soja. Esse lançamento é recomendado para as seguintes regiões edafoclimáticas: PR (REC201), PR, MS, SP (REC 202) SP (REC 203), MS (REC 204), MS e GO (REC 301), SP, MG e GO (REC 302) e MG e GO (REC 303).

Lançamento: Soja BRS 399RR
A cultivar BRS 399RR apresenta alto potencial produtivo, além de boa sanidade. É resistente aos nematoides de galha Meloidogyne incógnita e Meloidogyne javanica e às raças 3 e 14 do nematoide de cisto. Também é resistente ao nematoide Rotylenchulus reniformis. A BRS 399RR possui crescimento indeterminado e está no grupo de maturidade 6.0. Em razão da sua precocidade, favorece a semeadura da segunda safra de milho. A BRS 399RR é indicada para as regiões edafoclimáticas: SC, PR (REC 102), PR, SC, SP (REC 103), PR (REC 201) e SP (REC 203).

 

Fonte: Embrapa Soja

Volte para a Listagem