15
abr
2016
Parlamento Europeu renova licença do glifosato por mais 7 anos

O Parlamento Europeu aprovou na última quarta-feira (13.04) a renovação por mais sete anos da licença de comercialização e uso agrícola profissional do glifosato na União Europeia. A decisão foi confirmada em sessão realizada na cidade de Estrasburgo (França), com 374 votos a favor, 225 contra e 102 abstenções. 

A liberação veio após o posicionamento oficial da Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), segundo a qual “o alegado potencial carcinogênico não está ligado ao glifosato, mas a um coformulante (taloamina) em certos produtos fitofarmacêuticos que evidenciou um potencial genotóxico”. O órgão discorda da classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera a substância “provavelmente cancerígena para o ser humano”.

A decisão do Parlamento Europeu é não-vinculativa e altera a proposta inicial, que pretendia uma extensão da licença do herbicida por mais 15 anos. O projeto deverá ser ainda sancionado pela Comissão Europeia em junho, após a apresentação das conclusões do comitê científico nos próximos dias 18 e 19 de maio, em Bruxelas (Bélgica).

 

Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem