16
jun
2015
Paraná cria Câmara Setorial do Trigo

Entidades ligadas à cadeia produtiva do trigo, entre elas o Sistema Ocepar, vão criar uma Câmara Setorial para discutir e propor políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da triticultura paranaense.

A Câmara terá representantes da iniciativa privada, entre os quais das cooperativas, indústria e sindicatos, e de órgãos públicos, como governo do Estado, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Emater, Embrapa, Conab e superintendência regional do Ministério da Agricultura no Paraná.

"O trigo é uma cultura importante e é fundamental que ela seja sustentável a médio e longo prazos. Ele faz parte do sistema de produção, como opção de rotação de culturas. Por isso, a implantação da Câmara Setorial representa a oportunidade de elaboração de um planejamento estratégico para a triticultura no Estado para os próximos anos, a exemplo do que a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva das Culturas de Inverno vem realizando em âmbito nacional", afirma o gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva das Culturas de Inverno, Flávio Turra.

Liderança - O Paraná é líder nacional na produção de trigo, cultivado atualmente em 77% da área prevista, que é de 1,32 milhões de hectares, uma redução de 5% em relação ao ano passado quando a cultura ocupou 1,35 milhão de hectares. A produção estimada pela Seab para esta safra é de 3,9 milhões de toneladas do cereal, 3% a mais que no ciclo anterior.

 

Fonte: Ocepar

 
Volte para a Listagem