20
mai
2022
Frio não dá trégua. Veja a previsão para sexta-feira

A sexta-feira (20/05) será mais um dia marcado pela forte atuação da massa de ar polar. As temperaturas continuam baixas em grande parte do país. O amanhecer será gelado e durante a tarde os termômetros também não sobem tanto. Além do que, ainda há risco para geadas pontuais no sul e sudeste do Brasil.

Mesmo assim, a tendência é de que as temperaturas voltem a subir gradativamente ao longo dos próximos dias. Apesar de hoje ainda termos algumas localidades registrando marcas de inverno, especialmente no Sudeste e Região Sul.  

Além do frio, uma ampla região de alta pressão domina o tempo sobre o páis. Essa alta pressão impede a formação de nuvens carregadas e garante o tempo firme desde o sul até o sul da região norte.

Há possibilidade de chuvas fortes na faixa norte do território nacional, bem como em algumas áreas ao norte do nordeste. 

 

Região Norte

O ar frio domina a metade sul da região, causando o fenômeno conhecido como friagem. As temperaturas continuarão baixas durante todo o período do dia em praticamente todas as áreas da região norte. Mas é no amanhecer que os registros podem surpreender, especialmente ao sul do AM, AC, RO, sul do PA e sul do TO. Porém a atuação do corredor de umidade ao norte da região, eleva o potencial de chuvas em RR, região do Baixo Amazonas e norte do AM, onde os acumulados podem superar os 50 mm no decorrer do dia.

Região Nordeste

O posicionamento da frente fria sobre a região, garante um dia de chuva em algumas áreas do nordeste. As instabilidades podem ocorrer desde o norte do MA até o Recôncavo Baiano. E a tendência é de que as chuvas sejam volumosas sobre o norte do MA e norte do PI, podendo superar a marca dos 40 mm pontualmente. As áreas que podem registrar esses volumes ficam na grande região do Baixo Parnaíba Piauiense e no Baixo Parnaíba Piauiense. As temperaturas também ficam baixas sobre o oeste e sul da BA, além de uma tarde mais amena sobre a região central do nordeste.

Região Centro-Oeste

A massa de ar frio continua atuando sobre a região, além da forte influência de áreas de alta pressão. Assim, o tempo segue seco em todas as áreas. No entanto, a tendência das temperaturas indicam valores maiores do que os registrados no dia anterior. Bem como as condições de geadas, que ainda existem, sobretudo no entorno do DF, mas com menores possibilidades do que no dia anterior. Além disso, o tempo será bastante seco, com índices de umidade que podem ficar abaixo dos 20% no período da tarde.

Região Sudeste

O tempo segue sob a influência da massa de ar frio e também da atuação de uma área de alta pressão. Desta forma, não há condições para formação de nuvens carregadas em nenhuma das áreas da região sudeste. Contudo, o frio ainda persiste e as condições para geadas também. Porém, as áreas com as maiores condições para a formação do fenômeno ficam ao sul de MG, onde também poderão ser registradas as menores temperaturas do dia. 

Região Sul

O domínio de uma área de alta pressão, garante o tempo firme em grande parte das regiões. Entretanto, algumas projeções indicam a possibilidade de pancadas de chuvas fracas e passageiras na grande região de Gramado-Canela e Tubarão. Mas nestas localidades, os volumes não passam dos 5 mm. Em relação às temperaturas, o frio persiste e pode ganhar intensidade sobre o centro-sul do PR, onde há indicativos de temperaturas abaixo de zero na manhã de sexta. Há também o forte indicativo para condições de geadas sobre as serras e norte oeste de SC até o centro-sul do PR. Já no RS, a condição para geadas é menor. 

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem