29
mai
2015
El Niño afetará lavouras de soja e milho na Argentina
Uma publicação da Bolsa de Comércio de Rosario afirma que deve haver um El Niño de intensidade fraca na Argentina, mas afetará as lavouras de soja e milho no país. De acordo com o diretor científico do Guia Estratégico para o Agro (GEA), José Luis Aiello, há 80% de probabilidade que ocorram chuvas acima da média histórica na Argentina, no Uruguai e talvez no Rio Grande do Sul. No caso argentino, deve afetar a principal região produtora do país: o norte da província de Buenos Aires e sul de Santa Fé.
No caso das culturas de inverno como trigo, canola e cevada, o desenvolvimento deve ser bom com temperaturas moderadas, irrupções de frio e calor, além de ventos fortes e chuvas convectivas. Por isso, a publicação diz que a colheita de trigo será normal.
Eduardo Sierra, especialista em climatologia da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, explica que durante Abril e Maio, o oceano Pacífico Equatorial continuou a esquentar com temperaturas acima do normal e já se pode dizer que estamos na etapa inicial do fenômeno El Niño. Segundo Sierra, os efeitos devem ser sentidos na América do Sul no início da primavera deste ano, quando inicia o plantio de soja e milho de verão.

 

Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem