16
fev
2017
Dia de Campo possibilita atualização em tecnologias relevantes para produção de soja

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa promovem o Dia de Campo de Soja, nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, a partir das 8h30, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa. A Embrapa irá apresentar a coleção de cultivares de soja, cujo foco é o alto potencial produtivo e a excelente sanidade.

“A Embrapa tem o portifólio de cultivares de soja mais completo do mercado, porque temos excelentes opções de soja com a tecnologia Intacta (o que facilita o manejo das principais lagartas da soja e de plantas daninhas) e com a tecnologia RR que é alternativa para a manutenção de áreas de refúgio”, diz a pesquisadora Divania de Lima. Além disso, a Embrapa é uma das poucas empresas que mantém no mercado cultivares convencionais. “Essa disponibilidade pode garantir, por meio de contratos de comercialização antecipada, uma bonificação extra aos produtores que produzirem o grão convencional”, explica.

As cultivares de feijão da Embrapa também são altamente competitivas, quando comparadas com opções de mercado. Segundo Divania de Lima, a cultura do feijão pode ganhar relevância nas regiões do Paraná que produziam soja safrinha. “Com a calendarização da semeadura da soja no Paraná até 31 de dezembro, a cultura do feijão é uma boa opção para os produtores paranaenses, especialmente os do oeste do Estado”, diz Divania.

Durante o Dia de Campo, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) também será tema de uma das estações técnicas. No Paraná, o MIP vem sendo divulgado em uma parceria entre a Embrapa, Emater-PR e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A adoção da tecnologia pelos paranaenses vêm promovendo redução nos custos de produção e colaborando para tornar o ambiente de produção mais sustentável”, explica Divania de Lima.

A pesquisadora da Embrapa ressalta ainda que as boas práticas na utilização de fertilizantes é um assunto que precisa ser discutido com a assistência técnica e produtores, por isso será tratado em uma estação técnica do Dia de Campo. “Hoje existem várias formulações no mercado e a ideia aqui é discutir a relação entre custo-benefício da utilização desses insumos, de modo a garantir maior rentabilidade”, diz. 

Outra estação técnica que deve chamar a atenção é de Coinoculação, tecnologia que consiste em combinar uma prática já bem conhecida dos produtores - a inoculação da semente com a bactérias fixadoras de nitrogênio, rizóbios - com a inoculação de Azospirillum, conhecido por sua ação promotora de crescimento de plantas.  

Os técnicos e produtores também terão a oportunidade de interagir com a equipe de manejo do solo e conhecer um método rápido para avaliar a compactação do solo. Os pesquisadores da área de fitopatologia também estarão presentes na estação de consulta para esclarecer eventuais dúvidas do público visitante sobre o controle da ferrugem asiática da soja.

Programação do Dia de Campo de Soja

8h - 8h30 - Recepção e inscrições
8h30 - 9h - Abertura
9h - 12h30 - Estações técnicas:
Cultivares de soja da Embrapa
Diagnóstico e monitoramento da compactação do solo
Coinoculação na cultura da soja
Boas práticas na utilização de fertilizantes
Tomada de decisão no manejo de pragas
Cultivares de feijão da Embrapa

Serviço: Dia de Campo de Soja

Data: 16 de fevereiro

Horário: 8h às 12h30

Local: Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja – Rod. Carlos João Strass, s/n - Londrina (PR)

 

Fonte: Embrapa
Volte para a Listagem