18
jun
2015
Custo da soja deve elevar R$ 100 por hectare com juros mais altos
Os custos do sojicultor brasileiro devem aumentar em pelo menos R$ 100 por hectare somente com a elevação das taxas de juros de custeio e investimento estabelecidas pelo novo Plano Safra. A previsão é da consultoria Agroconsult e foi revelada pelo seu sócio-diretor, André Pessoa, em um evento em São Paulo.

No evento, Pessoa também alertou para os riscos da contratação de crédito através do novo Plano Safra, que prevê que uma parcela dos recursos devem ser liberados com juros livres, com as taxas de juros podendo chegar a 17% ano. Esta situação, segundo ele, pode fazer com que a superfície da oleaginosa caia no ano que vem. “No sul, o produtor pode optar por plantar um pouco mais de soja e menos de milho verão.
 
Mas em Mato Grosso do Sul, parte de Goiás, Mato Grosso e Mapitoba (confluência entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) é onde a soja prepondera. O produtor pode semear em áreas que ele sabe que tem maior produtividade e outras pode deixar em pousio", afirmou Pessoa. Seria a primeira vez em dez anos que a área plantada de soja reduziria.

 

Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem